Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O ROMANCE REGIONALISTA “USINA” NA SALA DE AULA DIALOGANDO COM A HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16: Leitura Romance com/para Jovens Leitores
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este relato de experiência trata de uma pesquisa do Programa de pós-graduação em Formação de Professores da UEPB. Este trabalho foi realizado com a turma de 9º ano do ensino fundamental da Escola Salvino localizada na cidade de Juripiranga-PB e teve como objeto de estudo principal o ensino de história local a partir do romance regionalista Usina (1932) do autor paraibano José Lins do Rego. A escolha do livro se justifica pelo fato de que os sujeitos da pesquisa, possuem um cotidiano social e econômico envolvido com a cultura da cana-de-açúcar. A cidade de Juripiranga localiza-se a 12km de Pilar-PB, cidade natal de José Lins do Rego, além de ter um cenário econômico 80% dependente da cana. No romance regionalista “Usina”, José Lins do Rego traz a representação do social e econômico das cidades canavieiras a partir do seu cotidiano. O local e o cotidiano do aluno constituem importantes dimensões do viver. Portanto, a história local aqui abordada fez parte do processo de construção da identidade individual e coletiva dos alunos do ensino fundamental II, mostrando a importância da mesma não apenas nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, conseguimos responder as indagações que iniciaram este trabalho, tais como: O diálogo da história com a literatura é interessante? Como ajudar a construir a identidade social e cultural do aluno? Para responder estas perguntas, aplicou-se na turma do 9° ano sequências didáticas, leitura do livro Usina, e a produção de um cordel sobre o cotidiano e a história local. Desta forma, se pode analisar como os alunos reagiram a inclusão da aula de história local/regional, compreender o processo de conhecimento da história do seu lugar e observar através destas representações o fortalecimento de sua identidade, além de verificar com os demais professores de história, suas opiniões acerca do ensino de história local. Esta pesquisa seguiu de forma qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. A sequência didática foi ministrada através das aulas de história uma vez por semana durante dois meses e devidamente registrada no diário de pesquisa do professor-pesquisador. Esta pesquisa discutiu o ensino de história local através do romance regionalista, a interdisciplinaridade, e a importância da formação da identidade sociocultural do aluno. Contudo, teoricamente o trabalho foi baseado com as seguintes contribuições Bittencourt (2009), Guimarães (2012), Pinto (2012), Pensavento (2006), Pinky (2010) Certeau (2009), Chartier (1988), Stuart Hall (2012), Bourdieu (1982) e Passeron (1982).

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