Vários estudos têm mostrado que brincando a criança desenvolve capacidades indispensáveis ao seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significamente para o processo de aprendizagem, uma vez que desenvolve o indivíduo como um todo. Assim, ressaltamos que o ato de brincar e da brincadeira como ação cultural é relevante para a vida dos seres humanos, porque ensina sobre o corpo, às relações interpessoais, o mundo físico, a matemática do cotidiano, a construção do falar, conversar, combinar, dentre vários aspectos, ao mesmo tempo em que se brinca. Diante disso, temos como objetivo evidenciar o papel da brincadeira das crianças de educação infantil, considerando suas dimensões constitutivas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica tendo como suporte os estudos de Alves (1994), Vygotsky (1991), Oliveira (2000), Cunha (2001), Kishimoto (2002), Maluf (2003), Machado (2003), Olusoga (2000), Solé (2001).