INCLUSÃO EDUCACIONAL: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44717 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores acerca da inclusão educacional das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Sabe-se que após a Declaração de Salamanca, de 1994, surgiu a necessidade do Brasil legislar com objetivo de atender tal convenção, culminando em algumas leis. Mas, somente com a lei nº 12.764/12 foi possível atender as crianças autistas no que tange à inclusão das mesmas. A pesquisa tratou as dificuldades relatadas por parte dos professores da rede infantil privada da cidade de Aracaju, como consequência desta lei que está vigorando desde o ano de 2012. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso. Pesquisou-se doze professores que atuam com crianças autistas em suas salas de aula, através de uma entrevista semi-estruturada com roteiro que identificou a percepção dos mesmos acerca da realidade da inclusão de crianças autistas em sala de aula regular. Nos resultados encontrados evidenciou-se que a inclusão está em processo de avanço, onde apenas um quarto dos professores ainda mantém ou insistem num mesmo planejamento pedagógico para suas crianças autistas. Outrossim, o corpo docente atua com base na prática adquirida em sala de aula e diante do receio do novo e do desconhecido a grande maioria procurou conhecimento sobre o TEA, mas se verificou uma carência na formação dos mesmos. Um problema persistente é a falta de apoio efetivo dentro da sala de aula com auxiliares preparados para lidar com a problemática do TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, AUTISMO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA5_ID2411_25072018202338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELE DA SILVA" "autor_email" => "gisele.2112@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44717 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores acerca da inclusão educacional das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Sabe-se que após a Declaração de Salamanca, de 1994, surgiu a necessidade do Brasil legislar com objetivo de atender tal convenção, culminando em algumas leis. Mas, somente com a lei nº 12.764/12 foi possível atender as crianças autistas no que tange à inclusão das mesmas. A pesquisa tratou as dificuldades relatadas por parte dos professores da rede infantil privada da cidade de Aracaju, como consequência desta lei que está vigorando desde o ano de 2012. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso. Pesquisou-se doze professores que atuam com crianças autistas em suas salas de aula, através de uma entrevista semi-estruturada com roteiro que identificou a percepção dos mesmos acerca da realidade da inclusão de crianças autistas em sala de aula regular. Nos resultados encontrados evidenciou-se que a inclusão está em processo de avanço, onde apenas um quarto dos professores ainda mantém ou insistem num mesmo planejamento pedagógico para suas crianças autistas. Outrossim, o corpo docente atua com base na prática adquirida em sala de aula e diante do receio do novo e do desconhecido a grande maioria procurou conhecimento sobre o TEA, mas se verificou uma carência na formação dos mesmos. Um problema persistente é a falta de apoio efetivo dentro da sala de aula com auxiliares preparados para lidar com a problemática do TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, AUTISMO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA5_ID2411_25072018202338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELE DA SILVA" "autor_email" => "gisele.2112@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }