O presente texto tem o objetivo de demonstrar e discutir a Teoria da Pedagogia Radical, a qual se compõe de temas radicais, sempre com possibilidade de novas inclusões, desde que obedecidos os critérios já pré-estabelecidos, e organizada em um currículo 3D, onde se cruzam os temas radicais com os temas transversais, e com os temas normais abordados pela Educação. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica, sempre acompanhada com entrevistas informais com Herrán Gascón, elaborou-se uma ampla investigação, a qual está sendo utilizada na tese de doutoramento deste autor metodologia centrou-se na hermenêutica reconstrutiva como instrumento para desconstruir e reconstruir como uma nova abordagem. O resultado dessa pesquisa está aqui apresentado, de forma resumida, mas onde se observará uma ampla abordagem sobre a Educação, com um olhar diferenciado, especialmente por trazer temas importantes – radicais –, não tratados nos processos educativos, e a oportunidade que ela oferece para um novo horizonte da Educação e, por consequência, para a formação humana.