Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE AFONSO BEZERRA/RN: DILEMAS E POSSIBILIDADES.

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como tema central a Formação Docente, sob a perspectiva do município de Afonso Bezerra/RN, onde enfatizamos a formação do professor e suas contribuições para efetivação da prática docente de qualidade, apresentamos também informações relevantes sobre a formação de professores do município de Afonso Bezerra, além de evidenciar a formação de professores da rede municipal de ensino sob a perspectiva do Plano Municipal de Educação – PME. Nossa pesquisa deu-se em virtude de sabermos que no município de Afonso Bezerra/RN, ainda existe professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino que não concluíram seus estudos a nível médio ou superior, com isso realizamos a pesquisa bibliográfica e documental, juntamente a Secretaria Municipal de Educação visto a necessidade de contextualizar nosso objeto de trabalho. Para fortalecer nossa pesquisa nos respaldamos nos estudos dos teóricos Vasconcellos, Nóvoa, Freire, Libâneo, Abrúcio entre outros, que discorrem sobre a relevância da formação de professores para uma ação docente significativa. Como resultado desta pesquisa, apesar dos desafios, vimos que houve avanços relevantes nas ações de formações continuadas proporcionadas pelo município aos professores, e com base no quadro docente do magistério público da rede de ensino municipal, quase a totalidade 90% (noventa por cento) dos professores são graduados e/ou licenciados, além ainda da maioria desses serem pós-graduados/especialistas e alguns já com mestrado concluído. Neste sentido, este estudo pretende oferecer elementos para uma reflexão capaz de nortear a discussão sobre a formação de professores e seus desafios e possibilidades.

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