Esta investigação está sendo realizada com o objetivo de analisar os currículos dos cursos de formação do estado de PE, perceber a importância atribuída ao professor sobre sua formação inicial, como também compreender a realidade das formações dada(continuada) aos professores na perspectiva de inclusão. As formações de professores são situações privilegiadas para os que realmente passam por elas em todos os momentos de sua profissão e nelas abordam experiências diversas, é percebido que a presença de pessoas com deficiências nas classes regulares é uma realidade, porém pouco se conhece na literatura sobre a formação dos professores no sentido de acolhê-las, com a finalidade de desenvolver um trabalho pedagógico diferenciado, embasado no respeito as diferenças, fortalecendo assim o processo inclusivo. Para alcançar esses objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa. Elegemos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados, por favorecer a interpretação e o significado dos dados coletados e possibilitar inferência. Selecionou-se como campo empírico a rede pública e privada do estado de Pernambuco onde estão inseridas as faculdades e escolas investigadas. Contamos com a colaboração de 20 professores e 100 alunos concluintes , também foi trabalhado através de um estudo documental as grades curriculares dessas faculdades onde se coletou dados para a pesquisa e daí partiu-se em busca de documentos nacionais e internacionais inerentes ao tema para que pudesse realizar então a confrontação dos dados.