Artigo Anais III CONEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

CARACTERIZAÇÃO DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO EM MISTURA DE PSEUDOCOMPONENTES E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE HIDRODESSULFURIZAÇÃO

Palavra-chaves: DESTILAÇÃO, QUEROSENE, PSEUDOCOMPONENTES, HIDRODESSULFURIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) Desenvolvimento Sustentável
"2020-02-16 22:44:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43958
    "edicao_id" => 93
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO EM MISTURA DE PSEUDOCOMPONENTES E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE HIDRODESSULFURIZAÇÃO"
    "resumo" => "O querosene de aviação é produto da destilação fracionada do petróleo e sua temperatura de ebulição está entre 130 e 300°C. Quimicamente é composto por hidrocarbonetos com cadeias carbônicas contendo de 9 a 16 átomos. Existem também heteroátomos, dentre os quais se destaca o enxofre. Uma vez que a combustão desses compostos gera produtos altamente poluentes, sua remoção é fundamental para minimizar o impacto ambiental atrelado à combustão do querosene. Nesse contexto, o processo de hidrotratamento desponta como alternativa para a remoção do enxofre de derivados de petróleo, sendo sua simulação em estado estacionário de suma importância para indústria. Em razão de ser uma mistura complexa, há grande dificuldade em caracterizar o querosene por meio de métodos convencionais, analisando a quantidade de cada constituinte. Nesse cenário, métodos fundamentados na análise da destilação, se apresentam como alternativa. O ensaio ASTM D86 determina o intervalo de destilação do petróleo e de seus produtos por meio de uma destilação batelada simples. Convencionalmente são gerados pseudocomponentes, com o objetivo de representar o derivado de petróleo. Esses, são obtidos por métodos semi-empíricos e possuem propriedades individuais que não necessariamente correspondem a qualquer componente real. Assim, a obtenção das propriedades necessárias a utilização dos modelos termodinâmicos, como temperatura e pressão críticas é possível pela utilização de equações e correlações empíricas. Uma amostra de querosene de aviação foi caracterizada em 10 pseudocomponentes com finalidade de simular uma unidade de hidrodessulfurização com auxílio do software Aspen HYSYS, obtendo-se uma corrente de combustível com teor de enxofre consideravelmente menor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Desenvolvimento Sustentável"
    "palavra_chave" => "DESTILAÇÃO, QUEROSENE, PSEUDOCOMPONENTES, HIDRODESSULFURIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV104_MD1_SA113_ID602_10072018110251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:42:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS FERNANDES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateusfmonteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conepetro"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEPETRO"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f05ea1bfd_16022020224606.png"
    "edicao_capa" => "5f184905a4e21_22072020111117.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-02-16 22:44:48"
    "publicacao_id" => 23
    "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO"
    "publicacao_codigo" => "2446-8339"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43958
    "edicao_id" => 93
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO EM MISTURA DE PSEUDOCOMPONENTES E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE HIDRODESSULFURIZAÇÃO"
    "resumo" => "O querosene de aviação é produto da destilação fracionada do petróleo e sua temperatura de ebulição está entre 130 e 300°C. Quimicamente é composto por hidrocarbonetos com cadeias carbônicas contendo de 9 a 16 átomos. Existem também heteroátomos, dentre os quais se destaca o enxofre. Uma vez que a combustão desses compostos gera produtos altamente poluentes, sua remoção é fundamental para minimizar o impacto ambiental atrelado à combustão do querosene. Nesse contexto, o processo de hidrotratamento desponta como alternativa para a remoção do enxofre de derivados de petróleo, sendo sua simulação em estado estacionário de suma importância para indústria. Em razão de ser uma mistura complexa, há grande dificuldade em caracterizar o querosene por meio de métodos convencionais, analisando a quantidade de cada constituinte. Nesse cenário, métodos fundamentados na análise da destilação, se apresentam como alternativa. O ensaio ASTM D86 determina o intervalo de destilação do petróleo e de seus produtos por meio de uma destilação batelada simples. Convencionalmente são gerados pseudocomponentes, com o objetivo de representar o derivado de petróleo. Esses, são obtidos por métodos semi-empíricos e possuem propriedades individuais que não necessariamente correspondem a qualquer componente real. Assim, a obtenção das propriedades necessárias a utilização dos modelos termodinâmicos, como temperatura e pressão críticas é possível pela utilização de equações e correlações empíricas. Uma amostra de querosene de aviação foi caracterizada em 10 pseudocomponentes com finalidade de simular uma unidade de hidrodessulfurização com auxílio do software Aspen HYSYS, obtendo-se uma corrente de combustível com teor de enxofre consideravelmente menor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Desenvolvimento Sustentável"
    "palavra_chave" => "DESTILAÇÃO, QUEROSENE, PSEUDOCOMPONENTES, HIDRODESSULFURIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV104_MD1_SA113_ID602_10072018110251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:42:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS FERNANDES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateusfmonteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conepetro"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEPETRO"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f05ea1bfd_16022020224606.png"
    "edicao_capa" => "5f184905a4e21_22072020111117.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-02-16 22:44:48"
    "publicacao_id" => 23
    "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO"
    "publicacao_codigo" => "2446-8339"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 16 de fevereiro de 2020

Resumo

O querosene de aviação é produto da destilação fracionada do petróleo e sua temperatura de ebulição está entre 130 e 300°C. Quimicamente é composto por hidrocarbonetos com cadeias carbônicas contendo de 9 a 16 átomos. Existem também heteroátomos, dentre os quais se destaca o enxofre. Uma vez que a combustão desses compostos gera produtos altamente poluentes, sua remoção é fundamental para minimizar o impacto ambiental atrelado à combustão do querosene. Nesse contexto, o processo de hidrotratamento desponta como alternativa para a remoção do enxofre de derivados de petróleo, sendo sua simulação em estado estacionário de suma importância para indústria. Em razão de ser uma mistura complexa, há grande dificuldade em caracterizar o querosene por meio de métodos convencionais, analisando a quantidade de cada constituinte. Nesse cenário, métodos fundamentados na análise da destilação, se apresentam como alternativa. O ensaio ASTM D86 determina o intervalo de destilação do petróleo e de seus produtos por meio de uma destilação batelada simples. Convencionalmente são gerados pseudocomponentes, com o objetivo de representar o derivado de petróleo. Esses, são obtidos por métodos semi-empíricos e possuem propriedades individuais que não necessariamente correspondem a qualquer componente real. Assim, a obtenção das propriedades necessárias a utilização dos modelos termodinâmicos, como temperatura e pressão críticas é possível pela utilização de equações e correlações empíricas. Uma amostra de querosene de aviação foi caracterizada em 10 pseudocomponentes com finalidade de simular uma unidade de hidrodessulfurização com auxílio do software Aspen HYSYS, obtendo-se uma corrente de combustível com teor de enxofre consideravelmente menor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.