Nas termelétricas a produção de energia é obtida através da queima do carvão mineral que tem as cinzas como subprodutos. Por não existir aproveitamento adequado, as cinzas são armazenadas e descartadas de modo que geram problemas ambientais. Assim, os objetivos deste trabalho foram buscar uma nova aplicação tecnológica para as cinzas do carvão mineral, reduzir os impactos causados pelo descarte inadequado, através da avaliação dos parâmetros volumétricos e do comportamento mecânico de misturas de cinza com os agregados que compõem o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), levando-se em consideração a substituição das cinzas pela areia e o teor de asfalto na mistura, para fins de aplicação na camada de revestimento da pavimentação asfáltica. Foram utilizados os ensaios seguindo as especificações e normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Os resultados indicaram que as misturas com cinzas são adequadas para uso na pavimentação asfáltica e que o teor de asfalto de 4,5% apresenta o melhor comportamento dessas misturas com cinzas, possibilitando o aproveitamento da cinza na construção de pavimentos rodoviários.