O principal meio de transporte para variados tipos de mercadorias em todo o mundo é o marítimo, e o óleo diesel é o combustível utilizado nas embarcações que possuem motores de grandes dimensões. Como consequência do crescimento do comércio mundial, verifica-se um aumento do transporte marítimo e, também maior demanda por combustível aquaviário, além do aumento nos impactos ambientais causados pela queima desses combustíveis. Com a elevada exigência do mercado por produtos que atendam aos padrões de qualidade, além do forte apelo pela redução de poluição causada pelos derivados de petróleo, é de extrema importância o conhecimento das características físico-químicas indicadoras de qualidade dos combustíveis para sua melhor utilização. No Brasil, a qualidade dos combustíveis é verificada através de um conjunto de características empregando Normas da ABNT e da ASTM, de acordo com a legislação em vigor, que visam garantir que cada produto apresente condições de suprir todas as exigências dos motores e, permitir que a emissão de poluentes seja mantida em níveis aceitáveis. O presente trabalho teve como objetivo avaliar características físico-químicas de diesel marítimo e comparar com as especificações estabelecidas pela ANP. Foram realizados ensaios de aspecto, cor, massa específica a 20º C, enxofre total, destilação atmosférica, ponto de fulgor, índice de cetano e viscosidade em três amostras de óleo diesel marítimo tipo A. Os resultados obtidos nos ensaios estão em conformidade com as especificações estabelecidas pela legislação vigente.