RESUMO
O referido trabalho aporta uma reflexão acerca da formação psicopedagógica na formação do educador a adelgaçar as dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, discutiremos sobre concepções e procedimentos metodológicos que ressignificam as práticas educativas. Assim sendo, buscou-se reconhecer aspectos psicopedagogicos favoráveis ao fazer docente; Discorrer sobre os desafios da formação do professor inicial e continuada; Perscrutar estratégias didáticas - pedagógicas que deslindem as dificuldades de aprendizagem dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante pesquisa qualitativa realizada com professoras analisaram-se os dados apresentados nas aplicações de entrevistas consonantes aos embasamentos bibliográficos. O referido estudo corroborou que a prática psicopedagogica possibilita a articulação da função docente, principalmente quanto às dificuldades de aprendizagem na sala de aula, o qual potencializa as experiências que circundam o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Formação do Professor, Práticas Educativas, Dificuldades de Aprendizagem