ENSINO DE CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43104 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino de Ciências representado e articulado no currículo escolar através de uma disciplina é caracterizado por um ensino fragmentado. Esse isolamento, resulta em dificuldades para os alunos, que por sua vez, não conseguem relacionar o que aprende no ambiente escolar com a sua realidade. Mediante essa problemática este artigo apresenta como objetivo central dialogar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências, ao expor conceitos, experiências e reflexões referentes ao assunto. Metodologicamente, recorreu-se abordagem qualitativa de natureza bibliográfica. Para que pudéssemos apresentar bases teóricas consistentes para atender a proposta deste estudo recorremos dentre os seguintes autores: Augusto e Caldeira (2007); Barbosa (2016); Fernandes (2010); Frigotto (1995) e entre outros, que contribuem, de certa forma, para compreensão dos conceitos, nas experiências e reflexões frente a esta temática. Em termos de resultado, foi possível evidenciar que que a interdisciplinaridade como prática no ensino de Ciências, é um desafio, porém necessária, visto que extrapola diferentes campos do saber e como possibilidade integra outras áreas de forma que o ensino se torna significativo para o aluno, com isso reforça o compromisso que a educação precisa ter, isto é, sem desconsiderar o movimento do mundo do real, mas reconhecer o seu caráter dialético, o que permite mudanças nas bases epistemológica do saber fragmentado resultante da cultura hegemônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID1593_05062018000121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandrobiosantos7@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43104 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino de Ciências representado e articulado no currículo escolar através de uma disciplina é caracterizado por um ensino fragmentado. Esse isolamento, resulta em dificuldades para os alunos, que por sua vez, não conseguem relacionar o que aprende no ambiente escolar com a sua realidade. Mediante essa problemática este artigo apresenta como objetivo central dialogar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências, ao expor conceitos, experiências e reflexões referentes ao assunto. Metodologicamente, recorreu-se abordagem qualitativa de natureza bibliográfica. Para que pudéssemos apresentar bases teóricas consistentes para atender a proposta deste estudo recorremos dentre os seguintes autores: Augusto e Caldeira (2007); Barbosa (2016); Fernandes (2010); Frigotto (1995) e entre outros, que contribuem, de certa forma, para compreensão dos conceitos, nas experiências e reflexões frente a esta temática. Em termos de resultado, foi possível evidenciar que que a interdisciplinaridade como prática no ensino de Ciências, é um desafio, porém necessária, visto que extrapola diferentes campos do saber e como possibilidade integra outras áreas de forma que o ensino se torna significativo para o aluno, com isso reforça o compromisso que a educação precisa ter, isto é, sem desconsiderar o movimento do mundo do real, mas reconhecer o seu caráter dialético, o que permite mudanças nas bases epistemológica do saber fragmentado resultante da cultura hegemônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID1593_05062018000121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandrobiosantos7@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }