PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): QUESTÕES DE BIOLOGIA PRESENTES NAS PROVAS DE 2008-2017.
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43336 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): QUESTÕES DE BIOLOGIA PRESENTES NAS PROVAS DE 2008-2017." "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possui caráter avaliativo e vem norteando a educação básica no Brasil. O presente trabalho visa identificar as áreas da biologia mais exploradas pelas questões presentes nas provas do Enem no período de 2008-2017, bem como analisar a presença da contextualização, interdisciplinaridade e representações gráficas presentes nestas questões. Os dados utilizados para este estudo envolveram a análise de questões das provas do ENEM, no período de 2008 a 2017. Para diagnosticar as áreas das ciências biológicas, a presença da interdisciplinaridade, contextualização e representações gráficas exploradas nas provas de Ciências da Natureza do Enem, os dados foram categorizados de acordo os temas estruturadores de biologia, proposto pelas orientações curriculares para o ensino médio. Foram realizadas análise estatística sobre a média e desvio padrão das questões apresentadas. A metodologia proposta para análise e caracterização quanto à interdisciplinaridade e contextualização das situações apresentadas nas questões e a presença de elementos não textuais (representações gráficas) das questões das provas, especificamente das questões que envolvam os conteúdos de biologia. Durante esses 10 anos, a prova apresenta uma média de 17,2 (± 2,7) questões de conteúdos de biologia. Observamos que as questões apresentaram média de 16,7 (± 2,5) questões contextualizadas; 16,8 (± 2,6) de interdisciplinaridade, e sobre a presença de representações gráficas a média de 4,8 (± 1,8 de desvio padrão). O uso de representações gráficas (desenhos, fotos, figuras, quadros, tabelas, etc.) foram pouco explorados nas questões de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PROVAS, ENEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID530_27052018103946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLEX LIMA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ÁLEX LIMA" "autor_email" => "alexlimaif@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43336 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): QUESTÕES DE BIOLOGIA PRESENTES NAS PROVAS DE 2008-2017." "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possui caráter avaliativo e vem norteando a educação básica no Brasil. O presente trabalho visa identificar as áreas da biologia mais exploradas pelas questões presentes nas provas do Enem no período de 2008-2017, bem como analisar a presença da contextualização, interdisciplinaridade e representações gráficas presentes nestas questões. Os dados utilizados para este estudo envolveram a análise de questões das provas do ENEM, no período de 2008 a 2017. Para diagnosticar as áreas das ciências biológicas, a presença da interdisciplinaridade, contextualização e representações gráficas exploradas nas provas de Ciências da Natureza do Enem, os dados foram categorizados de acordo os temas estruturadores de biologia, proposto pelas orientações curriculares para o ensino médio. Foram realizadas análise estatística sobre a média e desvio padrão das questões apresentadas. A metodologia proposta para análise e caracterização quanto à interdisciplinaridade e contextualização das situações apresentadas nas questões e a presença de elementos não textuais (representações gráficas) das questões das provas, especificamente das questões que envolvam os conteúdos de biologia. Durante esses 10 anos, a prova apresenta uma média de 17,2 (± 2,7) questões de conteúdos de biologia. Observamos que as questões apresentaram média de 16,7 (± 2,5) questões contextualizadas; 16,8 (± 2,6) de interdisciplinaridade, e sobre a presença de representações gráficas a média de 4,8 (± 1,8 de desvio padrão). O uso de representações gráficas (desenhos, fotos, figuras, quadros, tabelas, etc.) foram pouco explorados nas questões de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PROVAS, ENEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID530_27052018103946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLEX LIMA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ÁLEX LIMA" "autor_email" => "alexlimaif@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }