Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PESQUISA DESCRITIVA DE PUBLICAÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: LIGAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43306
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "PESQUISA DESCRITIVA DE PUBLICAÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "O ensino de química, igualmente ao que acontece em outras Ciências Exatas, ainda tem gerado entre os estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades de aprendizagem existentes no processo de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo fornecer um panorama das pesquisas que evidenciam a contextualização e uso de métodos diferentes com o conteúdo de ligações químicas e discutir criticamente este conceito, possíveis enfoques, áreas de investigação e articulação teórica com o tema, a partir de dados de extensiva revisão da literatura, com a perspectiva de novas metodologias no ensino de Química com o tema Ligações Químicas. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos através de buscas on-line nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) para usar como bases de dados bibliográficos na pesquisa. Todos os registros de artigos publicados entre 2014 a 2017, que continham qualquer uma dessas expressões (Ligações Químicas) em seus títulos, foram identificados, armazenados e tratados. Com relação aos resultados, foram sistematizados de duas maneiras: a primeira com o caráter quantitativo; e a segunda com o caráter descritivo, como a solução das questões norteadoras para se avaliar cada artigo. Por fim, se conclui que a seguinte pesquisa desenvolvida permitiu a investigação de artigos nos anais de publicações on-line sobre novas abordagens no processo ensino-aprendizagem de Química. Quanto aos recursos didáticos apresentados nos artigos, apresentaram a inserção de jogos lúdicos como ferramenta de ensino/aprendizagem aplicada, se tornando assim uma ótima proposta para o ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID35_28052018211139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS"
    "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43306
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "PESQUISA DESCRITIVA DE PUBLICAÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "O ensino de química, igualmente ao que acontece em outras Ciências Exatas, ainda tem gerado entre os estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades de aprendizagem existentes no processo de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo fornecer um panorama das pesquisas que evidenciam a contextualização e uso de métodos diferentes com o conteúdo de ligações químicas e discutir criticamente este conceito, possíveis enfoques, áreas de investigação e articulação teórica com o tema, a partir de dados de extensiva revisão da literatura, com a perspectiva de novas metodologias no ensino de Química com o tema Ligações Químicas. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos através de buscas on-line nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) para usar como bases de dados bibliográficos na pesquisa. Todos os registros de artigos publicados entre 2014 a 2017, que continham qualquer uma dessas expressões (Ligações Químicas) em seus títulos, foram identificados, armazenados e tratados. Com relação aos resultados, foram sistematizados de duas maneiras: a primeira com o caráter quantitativo; e a segunda com o caráter descritivo, como a solução das questões norteadoras para se avaliar cada artigo. Por fim, se conclui que a seguinte pesquisa desenvolvida permitiu a investigação de artigos nos anais de publicações on-line sobre novas abordagens no processo ensino-aprendizagem de Química. Quanto aos recursos didáticos apresentados nos artigos, apresentaram a inserção de jogos lúdicos como ferramenta de ensino/aprendizagem aplicada, se tornando assim uma ótima proposta para o ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID35_28052018211139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS"
    "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O ensino de química, igualmente ao que acontece em outras Ciências Exatas, ainda tem gerado entre os estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades de aprendizagem existentes no processo de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo fornecer um panorama das pesquisas que evidenciam a contextualização e uso de métodos diferentes com o conteúdo de ligações químicas e discutir criticamente este conceito, possíveis enfoques, áreas de investigação e articulação teórica com o tema, a partir de dados de extensiva revisão da literatura, com a perspectiva de novas metodologias no ensino de Química com o tema Ligações Químicas. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos através de buscas on-line nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) para usar como bases de dados bibliográficos na pesquisa. Todos os registros de artigos publicados entre 2014 a 2017, que continham qualquer uma dessas expressões (Ligações Químicas) em seus títulos, foram identificados, armazenados e tratados. Com relação aos resultados, foram sistematizados de duas maneiras: a primeira com o caráter quantitativo; e a segunda com o caráter descritivo, como a solução das questões norteadoras para se avaliar cada artigo. Por fim, se conclui que a seguinte pesquisa desenvolvida permitiu a investigação de artigos nos anais de publicações on-line sobre novas abordagens no processo ensino-aprendizagem de Química. Quanto aos recursos didáticos apresentados nos artigos, apresentaram a inserção de jogos lúdicos como ferramenta de ensino/aprendizagem aplicada, se tornando assim uma ótima proposta para o ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.