Neste trabalho será apresentado os resultados e relações advindas da aplicação de tecnologias móveis no ensino das disciplinas referentes aos temas de ciências naturais. Além disso, será analisado a influência de fatores sociais e econômicos no contexto de aprendizado dos agentes beneficiados pela investigação. Para validação das informações apresentadas, questionários sociais e econômicos foram aplicados aos participantes. Esta pesquisa é motivada principalmente pelo baixo desempenho escolar de alunos brasileiros nas mais variadas etapas do ensino, o que gera a necessidade da investigação por novas alternativas que possam ser capazes de aproximar os estudantes de aprendizado mais qualitativo possível. Para isso, uma análise do impacto causado pelo uso de estratégias aprendizado baseadas em problemas em diferentes contextos sociais e econômicos é realizada. Esta análise é executada com o intuito de responder perguntas referentes aos desafios da aplicação de tecnologias e plataformas móveis como ferramentas de suporte no meio do ensino fundamental na disciplina de ciências. Ao final desta investigação, espera-se também responder sobre a relação entre o avanço no aprendizado a partir da tecnologia da informação em detrimento de fatores sociais e econômicos, que possam ser adversos para o melhor ambiente de desenvolvimento do aluno.
Os estudantes que estão acostumados com aulas teóricas tendo apenas a explanação do professor como fonte de conhecimento e em alguns casos a biblioteca da escola. Esses alunos aceitaram participar de um novo método de aprendizado chamado Problem Based Learning – PBL, que no português significa “Aprendizagem Baseada em Problemas”, uma forma de ensino que vem sendo utilizado em países desenvolvidos e vem conseguindo bons resultados, possuindo corpo pedagógico formador por: um tutor, um cotutor, um coordenador, este último é responsável por manter a ordem durante a atividade, sendo escolhido antes do início e, por fim, um secretário tendo a tarefa de anotar tudo que acontece durante o experimento, ocorrência de pontos relevantes e se teve palavras novas proporcionando um melhor entendimento de todos em sala.