A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA.
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42847 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA." "resumo" => "O Estágio Supervisionado (ES), compreende uma etapa indispensável no processo de formação docente, na qual envolve o contato direto com os desafios da sala de aula. Nesse sentido, constitui uma das etapas mais importantes da vida acadêmica dos estudantes de licenciatura. O presente trabalho se baseia em um relato de experiência a partir da análise realizada nos 4 Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O primeiro Estágio foi realizado em espaços não formais de educação, o segundo compreendeu Estágio de Observação do Espaço Escolar como um todo. Os Estágios 3 e 4 compreenderam a Regência, sendo o primeiro nas séries finais do Ensino Fundamental e o segundo no Ensino Médio. Cada Estágio Supervisionado com uma carga horária de 100h, sendo 50h em atuação direta na sala de aula seja por observação ou regência, e as outras 50h sendo dedicadas a leituras e discussões de textos pertinentes ao Estágio na Universidade. Em todos os ES o elemento fundamental de registros e reflexões esteve pautado no diário de formação na qual serviram de base para os resultados e discussões posteriores. A seguir os resultados foram presentados de acordo com análise do diário de formação descritivo e reflexivo a partir das experiências vividas no decorrer dos 4 ES. Assim, o Estágio Supervisionado e suas fases foi aqui defendido como uma síntese das atividades desenvolvidas para o aprimoramento e construção de saberes, além de proporcionar a formação de uma identidade docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, FORMAÇÃO INICIAL;, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID351_24052018131829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA " "autor_email" => "ranyellebio@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42847 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA." "resumo" => "O Estágio Supervisionado (ES), compreende uma etapa indispensável no processo de formação docente, na qual envolve o contato direto com os desafios da sala de aula. Nesse sentido, constitui uma das etapas mais importantes da vida acadêmica dos estudantes de licenciatura. O presente trabalho se baseia em um relato de experiência a partir da análise realizada nos 4 Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O primeiro Estágio foi realizado em espaços não formais de educação, o segundo compreendeu Estágio de Observação do Espaço Escolar como um todo. Os Estágios 3 e 4 compreenderam a Regência, sendo o primeiro nas séries finais do Ensino Fundamental e o segundo no Ensino Médio. Cada Estágio Supervisionado com uma carga horária de 100h, sendo 50h em atuação direta na sala de aula seja por observação ou regência, e as outras 50h sendo dedicadas a leituras e discussões de textos pertinentes ao Estágio na Universidade. Em todos os ES o elemento fundamental de registros e reflexões esteve pautado no diário de formação na qual serviram de base para os resultados e discussões posteriores. A seguir os resultados foram presentados de acordo com análise do diário de formação descritivo e reflexivo a partir das experiências vividas no decorrer dos 4 ES. Assim, o Estágio Supervisionado e suas fases foi aqui defendido como uma síntese das atividades desenvolvidas para o aprimoramento e construção de saberes, além de proporcionar a formação de uma identidade docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, FORMAÇÃO INICIAL;, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID351_24052018131829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA " "autor_email" => "ranyellebio@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }