A história da Química é uma ferramenta metodológica, muito eficiente para mostrar aos estudantes a importância da ciência para a sociedade e a sua evolução ao longo dos anos. Tendo em vista este aspecto, o objetivo deste artigo foi proporcionar respostas sobre questões levantadas referentes ao desinteresse dos alunos do 1ª ano do ensino médio para com a disciplina de Química. E como a História da Química pode contribuir para que o aluno tenha interesse em aprender tal disciplina. A pesquisa que fundamenta este artigo foi baseada na aplicação de questionários com alunos do 1ª ano do ensino médio e com o docente responsável pela turma da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizado no município de Cuité – PB. Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos sentem sim dificuldades em aprender Química, não só as fórmulas mas todo conteúdo em si. Muitos afirmam não gostar da disciplina e acham desnecessário aprender a origem da Química, o docente relata que o livro aborda o assunto em questão, mas a maioria dos alunos afirma não ter visto alguma aula sobre o assunto.