Estudos de percepção ambiental são importantes para se entender aspectos da relação do homem com a natureza. Este trabalho realizou diagnóstico sobre a percepção ambienta de alunos do Instituto Educacional Luisa Feitosa, do ensino fundamental 6°, 7° e 8° ano, referente ao meio ambiente e aos problemas ambientais de sua cidade. Foram entrevistados 35 alunos de uma escola particular, do 6° ao 8° ano. Os alunos entrevistados (91,4%) demonstraram preocupação frente aos problemas ambientais. A poluição da água e do ambiente foram os mais citados, somando 33,7% das respostas, o lixo das ruas e no rio que corta a cidade (21,2%), o desmatamento (17,6%), a fumaça causada pela queima de resíduos sólidos a céu aberto (13,7%), e a falta de saneamento básico (13,8%). A construção do pensamento crítico diante das às questões ambientais ocorre gradativamente, possibilitando a sensibilização dos indivíduos frente aos problemas. Segundo os alunos as disciplinas que abordaram sobre os problemas ambientais foram Ciências (41,5%), Geografia (39,7%), Ética (10,3%), História (3,4%), Português (3,4%) e Artes (1,7%). Os docentes devem buscar a integração da Educação Ambiental com as outras disciplinas, demonstrando que é possível integrar temas ambientais em todas as etapas escolares. É necessário a elaboração de atividades que envolvam os alunos, permitindo uma integração com a sua vivência cotidiana. Por meio de estudos que abordam as formas de inter e trasdisciplinariedade é possível à elaboração de projetos que visem à sensibilização e a conscientização dos alunos juntamente com a comunidade escolar, colaborando para a preservação do planeta.