Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES NA MÚSICA ‘HOMEM COM H” E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, MASCULINIDADES, HETERONORMATIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
"2018-07-13 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42126
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES NA MÚSICA ‘HOMEM COM H” E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O texto ora intitulado “Estereótipos de masculinidades na música ‘Homem com H’ e seus reflexos na educação” é uma proposta para discutir as formas de masculinidades presentes nas sociedades como uma convenção social e cultural e sua influência na educação. Como objetivo, busca-se analisar a letra da música e sua relação com as convenções socioculturais manifestadas no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica de autores renomados, Documentos Oficiais e a análise da música. A partir das leituras observa-se como é típico nas sociedades os adjetivos empregados aos homens dentro de uma norma sociocultural que imprime marcas nos sujeitos. Isso dificulta a comunicação de gênero e sexualidade no ambiente educacional, uma vez que vários tabus circundam o assunto mesmo que de forma oculta. Os versos da música dialogam com as práticas masculinas em vários espaços. As características heteronormativas cultivadas por várias gerações permanecem nos grupos sociais e isso é expresso nas pesquisas desenvolvidas por estudiosos(as) que buscam a inserção do assunto nas propostas pedagógicas das escolas com o objetivo de ampliar ou inserir o debate no ambiente educativo. Assim, observa-se a necessidade de investir na formação dos(as) profissionais para propiciar uma formação pessoal com uma melhor qualidade de vida, sobretudo social. Perante os estereótipos de masculinidades percebe-se quão expressivos são os preconceitos vivenciados por ser socialmente um homem hetero e ter de demonstrar sempre sua virilidade e potencial masculino diante dos grupos sociais, caracterizando-se, assim um “Homem com H”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, MASCULINIDADES, HETERONORMATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID83_01052018183830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDABERON"
    "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIGRENDAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42126
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES NA MÚSICA ‘HOMEM COM H” E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O texto ora intitulado “Estereótipos de masculinidades na música ‘Homem com H’ e seus reflexos na educação” é uma proposta para discutir as formas de masculinidades presentes nas sociedades como uma convenção social e cultural e sua influência na educação. Como objetivo, busca-se analisar a letra da música e sua relação com as convenções socioculturais manifestadas no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica de autores renomados, Documentos Oficiais e a análise da música. A partir das leituras observa-se como é típico nas sociedades os adjetivos empregados aos homens dentro de uma norma sociocultural que imprime marcas nos sujeitos. Isso dificulta a comunicação de gênero e sexualidade no ambiente educacional, uma vez que vários tabus circundam o assunto mesmo que de forma oculta. Os versos da música dialogam com as práticas masculinas em vários espaços. As características heteronormativas cultivadas por várias gerações permanecem nos grupos sociais e isso é expresso nas pesquisas desenvolvidas por estudiosos(as) que buscam a inserção do assunto nas propostas pedagógicas das escolas com o objetivo de ampliar ou inserir o debate no ambiente educativo. Assim, observa-se a necessidade de investir na formação dos(as) profissionais para propiciar uma formação pessoal com uma melhor qualidade de vida, sobretudo social. Perante os estereótipos de masculinidades percebe-se quão expressivos são os preconceitos vivenciados por ser socialmente um homem hetero e ter de demonstrar sempre sua virilidade e potencial masculino diante dos grupos sociais, caracterizando-se, assim um “Homem com H”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, MASCULINIDADES, HETERONORMATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID83_01052018183830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDABERON"
    "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIGRENDAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

O texto ora intitulado “Estereótipos de masculinidades na música ‘Homem com H’ e seus reflexos na educação” é uma proposta para discutir as formas de masculinidades presentes nas sociedades como uma convenção social e cultural e sua influência na educação. Como objetivo, busca-se analisar a letra da música e sua relação com as convenções socioculturais manifestadas no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica de autores renomados, Documentos Oficiais e a análise da música. A partir das leituras observa-se como é típico nas sociedades os adjetivos empregados aos homens dentro de uma norma sociocultural que imprime marcas nos sujeitos. Isso dificulta a comunicação de gênero e sexualidade no ambiente educacional, uma vez que vários tabus circundam o assunto mesmo que de forma oculta. Os versos da música dialogam com as práticas masculinas em vários espaços. As características heteronormativas cultivadas por várias gerações permanecem nos grupos sociais e isso é expresso nas pesquisas desenvolvidas por estudiosos(as) que buscam a inserção do assunto nas propostas pedagógicas das escolas com o objetivo de ampliar ou inserir o debate no ambiente educativo. Assim, observa-se a necessidade de investir na formação dos(as) profissionais para propiciar uma formação pessoal com uma melhor qualidade de vida, sobretudo social. Perante os estereótipos de masculinidades percebe-se quão expressivos são os preconceitos vivenciados por ser socialmente um homem hetero e ter de demonstrar sempre sua virilidade e potencial masculino diante dos grupos sociais, caracterizando-se, assim um “Homem com H”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.