Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

EDUCAÇÃO EM DIREITOS, PELO FIM DA VIOLÊNCIA

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADES, VIOLÊNCIA DE GÊNEROS, FEMINISMO, FEMINISMO Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
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      machismo, ocorrendo nas residências, nas ruas e também no interior das escolas. Além dos dispositivos\r\n
      legais e punições previstas para esta violação dos direitos humanos, são necessárias medidas educativas que\r\n
      contribuam para a cultura da paz e do respeito entre as pessoas, destacando-se as reflexões sobre as questões\r\n
      de gênero, sexualidade e combate à homofobia. Este trabalho objetiva analisar resultados do Projeto de\r\n
      Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no município de Areia-PB. A metodologia qualitativa foi\r\n
      adotada para coletar dados por meio de atividades pedagógicas e questionários semiabertos junto ao público\r\n
      envolvido: estudantes do Ensino Médio. As discussões estão apoiadas no referencial de Bourdieu e de\r\n
      estudos feministas sobre gênero e sexualidade. Os resultados apontam que há desconhecimento sobre\r\n
      conceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acusam a necessidade de que tais temas sejam tratados na\r\n
      escola. Portanto, diante dos achados, as estratégias pedagógicas se confirmam como ações educativas válidas\r\n
      para ampliação do conhecimento, para o enfrentamento dos preconceitos e da violência, na direção da\r\n
      construção de uma sociedade mais próxima do respeito aos direitos humanos e à convivência respeitosa entre\r\n
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Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

A violência contra as mulheres e pessoas LGBT mostra-se crescente e revela-se como expressão do machismo, ocorrendo nas residências, nas ruas e também no interior das escolas. Além dos dispositivos legais e punições previstas para esta violação dos direitos humanos, são necessárias medidas educativas que contribuam para a cultura da paz e do respeito entre as pessoas, destacando-se as reflexões sobre as questões de gênero, sexualidade e combate à homofobia. Este trabalho objetiva analisar resultados do Projeto de Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no município de Areia-PB. A metodologia qualitativa foi adotada para coletar dados por meio de atividades pedagógicas e questionários semiabertos junto ao público envolvido: estudantes do Ensino Médio. As discussões estão apoiadas no referencial de Bourdieu e de estudos feministas sobre gênero e sexualidade. Os resultados apontam que há desconhecimento sobre conceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acusam a necessidade de que tais temas sejam tratados na escola. Portanto, diante dos achados, as estratégias pedagógicas se confirmam como ações educativas válidas para ampliação do conhecimento, para o enfrentamento dos preconceitos e da violência, na direção da construção de uma sociedade mais próxima do respeito aos direitos humanos e à convivência respeitosa entre as pessoas, com vistas à igualdade de gêneros em todos os espaços, inclusive no ambiente escolar.

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