Artigo E-book SENACORPUS / Edição 2018

E-books

ISBN: 978-85-61702-53-3

A CONSTITUI??O DO P?NICO MORAL EM TORNO DAS QUEST?ES DE G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA E SUAS IMPLICA??ES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

"2018-03-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39362
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 243
    "inscrito_id" => 442
    "titulo" => "A CONSTITUI??O DO P?NICO MORAL EM TORNO DAS QUEST?ES DE G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA E SUAS IMPLICA??ES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "No contexto atual do Brasil, em meio ? crise pol?tica, econ?mica, social e institucional, emergem um conjunto de ideias e projetos conservadores produzidos por agentes diversos: l?deres pol?ticos, l?deres religiosos, intelectuais, empres?rios, cidad?os comuns e at? ex-celebridades se unem em grupos de interesse vinculados ao que tem sido chamado de projeto ?escola sem partido? e contra a ?ideologia de g?nero?. Estes projetos se relacionam estreitamente com o contexto mais amplo que vive o pa?s, com a diminui??o da densidade democr?tica, mas tem como objeto principal a educa??o, em especial, o trabalho de professoras/es e o que deve ser ensinado ou n?o nas escolas. Qual o papel do professor/a? Qual o papel da escola? Que curr?culo se quer construir? O que pode/deve ser ensinado? Quais ?reas do conhecimento importam? A partir destas quest?es que est?o sob forte disputa ideol?gica, h? o questionamento de alguns temas que recentemente come?aram a ser pautados na educa??o, a partir da mobiliza??o dos movimentos sociais e dos pesquisadores no contexto de redemocratiza??o do Brasil, al?m de compromissos internacionais que foram firmados pelo pa?s (conven??es da Organiza??o das Na??es Unidas, ONU, por exemplo). Tais temas s?o relacionados ? diversidade cultural e ?tnica, as quest?es de g?nero e sexualidade (respeito ?s diferentes identidades de g?nero e orienta??o sexual), os direitos humanos e os estudos sobre a pol?tica e a cidadania, entre outros. Neste contexto, esta pesquisa visa refletir sobre as disputas pol?ticas e as consequ?ncias que esse debate pode gerar na educa??o, mais especificamente na ?rea de sociologia no ensino m?dio, disciplina que historicamente estuda estes temas e outros assuntos considerados pol?micos e delicados. A partir da an?lise deste contexto atual do Brasil e da reflex?o sobre estes movimentos (escola sem partido e contra a ideologia de g?nero) e as mudan?as que tem ocorrido no campo da educa??o (com a reforma do ensino m?dio e a base nacional comum curricular - BNCC) a continuidade desta pesquisa visa investigar como os professores e professoras de sociologia tem lidado com estes desafios na sua pr?tica profissional. Assim, pretendemos compreender se de fato tem ocorrido altera??es nas salas de aula de sociologia, tendo em vista que muitos profissionais foram/est?o sendo censurados, demitidos ou processados, o que pode provocar receio e auto-censura, mas esta situa??o tamb?m pode suscitar o debate e mais interesse em rela??o a estes temas, inclusivo por parte dos estudantes. Nesse sentido queremos entender as estrat?gias de ensino e se ocorre e como ocorre ? abordagem destas tem?ticas. Para isso ser?o realizadas entrevistas, grupos focais e observa??es em salas de aula. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD1_SA8_ID442_15032018232747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GARCIA SEVILLA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabisevilla@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39362
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 243
    "inscrito_id" => 442
    "titulo" => "A CONSTITUI??O DO P?NICO MORAL EM TORNO DAS QUEST?ES DE G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA E SUAS IMPLICA??ES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "No contexto atual do Brasil, em meio ? crise pol?tica, econ?mica, social e institucional, emergem um conjunto de ideias e projetos conservadores produzidos por agentes diversos: l?deres pol?ticos, l?deres religiosos, intelectuais, empres?rios, cidad?os comuns e at? ex-celebridades se unem em grupos de interesse vinculados ao que tem sido chamado de projeto ?escola sem partido? e contra a ?ideologia de g?nero?. Estes projetos se relacionam estreitamente com o contexto mais amplo que vive o pa?s, com a diminui??o da densidade democr?tica, mas tem como objeto principal a educa??o, em especial, o trabalho de professoras/es e o que deve ser ensinado ou n?o nas escolas. Qual o papel do professor/a? Qual o papel da escola? Que curr?culo se quer construir? O que pode/deve ser ensinado? Quais ?reas do conhecimento importam? A partir destas quest?es que est?o sob forte disputa ideol?gica, h? o questionamento de alguns temas que recentemente come?aram a ser pautados na educa??o, a partir da mobiliza??o dos movimentos sociais e dos pesquisadores no contexto de redemocratiza??o do Brasil, al?m de compromissos internacionais que foram firmados pelo pa?s (conven??es da Organiza??o das Na??es Unidas, ONU, por exemplo). Tais temas s?o relacionados ? diversidade cultural e ?tnica, as quest?es de g?nero e sexualidade (respeito ?s diferentes identidades de g?nero e orienta??o sexual), os direitos humanos e os estudos sobre a pol?tica e a cidadania, entre outros. Neste contexto, esta pesquisa visa refletir sobre as disputas pol?ticas e as consequ?ncias que esse debate pode gerar na educa??o, mais especificamente na ?rea de sociologia no ensino m?dio, disciplina que historicamente estuda estes temas e outros assuntos considerados pol?micos e delicados. A partir da an?lise deste contexto atual do Brasil e da reflex?o sobre estes movimentos (escola sem partido e contra a ideologia de g?nero) e as mudan?as que tem ocorrido no campo da educa??o (com a reforma do ensino m?dio e a base nacional comum curricular - BNCC) a continuidade desta pesquisa visa investigar como os professores e professoras de sociologia tem lidado com estes desafios na sua pr?tica profissional. Assim, pretendemos compreender se de fato tem ocorrido altera??es nas salas de aula de sociologia, tendo em vista que muitos profissionais foram/est?o sendo censurados, demitidos ou processados, o que pode provocar receio e auto-censura, mas esta situa??o tamb?m pode suscitar o debate e mais interesse em rela??o a estes temas, inclusivo por parte dos estudantes. Nesse sentido queremos entender as estrat?gias de ensino e se ocorre e como ocorre ? abordagem destas tem?ticas. Para isso ser?o realizadas entrevistas, grupos focais e observa??es em salas de aula. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD1_SA8_ID442_15032018232747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GARCIA SEVILLA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabisevilla@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de março de 2018

Resumo

No contexto atual do Brasil, em meio ? crise pol?tica, econ?mica, social e institucional, emergem um conjunto de ideias e projetos conservadores produzidos por agentes diversos: l?deres pol?ticos, l?deres religiosos, intelectuais, empres?rios, cidad?os comuns e at? ex-celebridades se unem em grupos de interesse vinculados ao que tem sido chamado de projeto ?escola sem partido? e contra a ?ideologia de g?nero?. Estes projetos se relacionam estreitamente com o contexto mais amplo que vive o pa?s, com a diminui??o da densidade democr?tica, mas tem como objeto principal a educa??o, em especial, o trabalho de professoras/es e o que deve ser ensinado ou n?o nas escolas. Qual o papel do professor/a? Qual o papel da escola? Que curr?culo se quer construir? O que pode/deve ser ensinado? Quais ?reas do conhecimento importam? A partir destas quest?es que est?o sob forte disputa ideol?gica, h? o questionamento de alguns temas que recentemente come?aram a ser pautados na educa??o, a partir da mobiliza??o dos movimentos sociais e dos pesquisadores no contexto de redemocratiza??o do Brasil, al?m de compromissos internacionais que foram firmados pelo pa?s (conven??es da Organiza??o das Na??es Unidas, ONU, por exemplo). Tais temas s?o relacionados ? diversidade cultural e ?tnica, as quest?es de g?nero e sexualidade (respeito ?s diferentes identidades de g?nero e orienta??o sexual), os direitos humanos e os estudos sobre a pol?tica e a cidadania, entre outros. Neste contexto, esta pesquisa visa refletir sobre as disputas pol?ticas e as consequ?ncias que esse debate pode gerar na educa??o, mais especificamente na ?rea de sociologia no ensino m?dio, disciplina que historicamente estuda estes temas e outros assuntos considerados pol?micos e delicados. A partir da an?lise deste contexto atual do Brasil e da reflex?o sobre estes movimentos (escola sem partido e contra a ideologia de g?nero) e as mudan?as que tem ocorrido no campo da educa??o (com a reforma do ensino m?dio e a base nacional comum curricular - BNCC) a continuidade desta pesquisa visa investigar como os professores e professoras de sociologia tem lidado com estes desafios na sua pr?tica profissional. Assim, pretendemos compreender se de fato tem ocorrido altera??es nas salas de aula de sociologia, tendo em vista que muitos profissionais foram/est?o sendo censurados, demitidos ou processados, o que pode provocar receio e auto-censura, mas esta situa??o tamb?m pode suscitar o debate e mais interesse em rela??o a estes temas, inclusivo por parte dos estudantes. Nesse sentido queremos entender as estrat?gias de ensino e se ocorre e como ocorre ? abordagem destas tem?ticas. Para isso ser?o realizadas entrevistas, grupos focais e observa??es em salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.