Artigo E-book SENACORPUS / Edição 2018

E-books

ISBN: 978-85-61702-53-3

BASE NACIONAL COMUM CURR?CULAR: UMA REFLEX?O SOBRE AS COMPET?NCIAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HIST?RIA

"2018-03-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39350
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 471
    "titulo" => """
      \r\n
      BASE NACIONAL COMUM CURR?CULAR: UMA REFLEX?O SOBRE AS COMPET?NCIAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HIST?RIA\r\n
      """
    "resumo" => """
      \r\n
      \r\n
      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? um documento de car?ter normativo, que visa estabelecer uma norma curricular comum em todo o territ?rio brasileiro, definindo assim os saberes, compet?ncias e objetivos base para os anos iniciais, ensino fundamental e futuramente do ensino m?dio. Este trabalho tem como objetivo propor uma reflex?o a respeito das compet?ncias para o ensino de hist?ria propostas na BNCC, pois existem discord?ncias e lacunas com rela??o ? proposta da Base. Como metodologia ser? utilizada a an?lise de conte?do para an?lise do documento da BNCC, no que tange o ensino de hist?ria voltado para os anos finais do ensino fundamental. Segundo os idealizadores a Base n?o exp?e uma listagem de conte?dos que devem ser ensinados e sim uma descri??o das inten??es educativas. ? necess?rio refletir e problematizar a respeito das inten??es propostas no documento; A elabora??o da BNCC ? cercada por conflitos de interesses antag?nicos, pois antes mesmo da Base ser escrita e desenvolvida em conjunto, ?O Movimento pela Base Nacional Comum? foi elaborado por institui??es mantidas pela iniciativa privada. Alguns ?rg?os p?blicos afirmando o sucesso da formula??o de Bases Nacionais em outros pa?ses afirmam a import?ncia da base para que o professor execute as normas propostas. Abordar as compet?ncias educacionais, contribui para o entendimento dos processos de ensino e aprendizagem que s?o planejados para os discentes. Professores e alunos constroem diariamente os saberes atrav?s de um processo firmado pelo cotidiano e atividades escolares, assim como outas express?es que exacerbam o ambiente de sala de aula. Por isso ? importante uma constante aten??o com os curr?culos escolares. Existem ainda incertezas sobre a aplica??o pr?tica da BNCC e discord?ncia sobre a reprodu??o do modo linear, o qual a mesma prop?e para o ensino de Hist?ria. ? fundamental que nesse momento que precede uma suposta mudan?a vinda com uma norma comum para o ensino, refletir sobre as inten??es e preceitos propostos para disciplina de Hist?ria.  Perceber as mudan?as e perman?ncias nas diretrizes propostas por esse documento ? fundamental para que possamos compreender se as mudan?as propostas s?o de fato necess?rias para um salto qualitativo para o ensino de Hist?ria nacional.\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      """
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD1_SA8_ID471_23022018233627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mari_sindarin@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39350
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 471
    "titulo" => """
      \r\n
      BASE NACIONAL COMUM CURR?CULAR: UMA REFLEX?O SOBRE AS COMPET?NCIAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HIST?RIA\r\n
      """
    "resumo" => """
      \r\n
      \r\n
      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? um documento de car?ter normativo, que visa estabelecer uma norma curricular comum em todo o territ?rio brasileiro, definindo assim os saberes, compet?ncias e objetivos base para os anos iniciais, ensino fundamental e futuramente do ensino m?dio. Este trabalho tem como objetivo propor uma reflex?o a respeito das compet?ncias para o ensino de hist?ria propostas na BNCC, pois existem discord?ncias e lacunas com rela??o ? proposta da Base. Como metodologia ser? utilizada a an?lise de conte?do para an?lise do documento da BNCC, no que tange o ensino de hist?ria voltado para os anos finais do ensino fundamental. Segundo os idealizadores a Base n?o exp?e uma listagem de conte?dos que devem ser ensinados e sim uma descri??o das inten??es educativas. ? necess?rio refletir e problematizar a respeito das inten??es propostas no documento; A elabora??o da BNCC ? cercada por conflitos de interesses antag?nicos, pois antes mesmo da Base ser escrita e desenvolvida em conjunto, ?O Movimento pela Base Nacional Comum? foi elaborado por institui??es mantidas pela iniciativa privada. Alguns ?rg?os p?blicos afirmando o sucesso da formula??o de Bases Nacionais em outros pa?ses afirmam a import?ncia da base para que o professor execute as normas propostas. Abordar as compet?ncias educacionais, contribui para o entendimento dos processos de ensino e aprendizagem que s?o planejados para os discentes. Professores e alunos constroem diariamente os saberes atrav?s de um processo firmado pelo cotidiano e atividades escolares, assim como outas express?es que exacerbam o ambiente de sala de aula. Por isso ? importante uma constante aten??o com os curr?culos escolares. Existem ainda incertezas sobre a aplica??o pr?tica da BNCC e discord?ncia sobre a reprodu??o do modo linear, o qual a mesma prop?e para o ensino de Hist?ria. ? fundamental que nesse momento que precede uma suposta mudan?a vinda com uma norma comum para o ensino, refletir sobre as inten??es e preceitos propostos para disciplina de Hist?ria.  Perceber as mudan?as e perman?ncias nas diretrizes propostas por esse documento ? fundamental para que possamos compreender se as mudan?as propostas s?o de fato necess?rias para um salto qualitativo para o ensino de Hist?ria nacional.\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      """
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD1_SA8_ID471_23022018233627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mari_sindarin@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de março de 2018

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? um documento de car?ter normativo, que visa estabelecer uma norma curricular comum em todo o territ?rio brasileiro, definindo assim os saberes, compet?ncias e objetivos base para os anos iniciais, ensino fundamental e futuramente do ensino m?dio. Este trabalho tem como objetivo propor uma reflex?o a respeito das compet?ncias para o ensino de hist?ria propostas na BNCC, pois existem discord?ncias e lacunas com rela??o ? proposta da Base. Como metodologia ser? utilizada a an?lise de conte?do para an?lise do documento da BNCC, no que tange o ensino de hist?ria voltado para os anos finais do ensino fundamental. Segundo os idealizadores a Base n?o exp?e uma listagem de conte?dos que devem ser ensinados e sim uma descri??o das inten??es educativas. ? necess?rio refletir e problematizar a respeito das inten??es propostas no documento; A elabora??o da BNCC ? cercada por conflitos de interesses antag?nicos, pois antes mesmo da Base ser escrita e desenvolvida em conjunto, ?O Movimento pela Base Nacional Comum? foi elaborado por institui??es mantidas pela iniciativa privada. Alguns ?rg?os p?blicos afirmando o sucesso da formula??o de Bases Nacionais em outros pa?ses afirmam a import?ncia da base para que o professor execute as normas propostas. Abordar as compet?ncias educacionais, contribui para o entendimento dos processos de ensino e aprendizagem que s?o planejados para os discentes. Professores e alunos constroem diariamente os saberes atrav?s de um processo firmado pelo cotidiano e atividades escolares, assim como outas express?es que exacerbam o ambiente de sala de aula. Por isso ? importante uma constante aten??o com os curr?culos escolares. Existem ainda incertezas sobre a aplica??o pr?tica da BNCC e discord?ncia sobre a reprodu??o do modo linear, o qual a mesma prop?e para o ensino de Hist?ria. ? fundamental que nesse momento que precede uma suposta mudan?a vinda com uma norma comum para o ensino, refletir sobre as inten??es e preceitos propostos para disciplina de Hist?ria. Perceber as mudan?as e perman?ncias nas diretrizes propostas por esse documento ? fundamental para que possamos compreender se as mudan?as propostas s?o de fato necess?rias para um salto qualitativo para o ensino de Hist?ria nacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.