POVO INDÍGENA ZORÓ: CURRÍCULO E ESCOLA, ESPAÇOS EM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38280 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 7511 "titulo" => "POVO INDÍGENA ZORÓ: CURRÍCULO E ESCOLA, ESPAÇOS EM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO" "resumo" => "Historicamente, a educação escolar, na vida dos povos indígenas do Brasil, vem sendo conduzida com propósitos de impor a cultura dominante (ocidental), na busca de integrá-los à sociedade nacional. E, desde o período colonial, os indígenas vêm criando mecanismos de resistência às diversas investidas desta educação escolar homogeneizadora. Desse modo, a proposta deste texto é apresentar reflexões a respeito do currículo da Aldeia-Escola Zarup Wej do Povo Indígena Zoró. Para realização desta pesquisa adotou-se uma metodologia de cunho qualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1982), com abordagem etnográfica (PEIRANO, 1995). Quanto ao campo de análise dos dados da pesquisa, refere-se a uma leitura epistemológica que articula o pressuposto do campo da educação, currículo, interculturalidade. A pesquisa evidenciou que a interculturalidade é uma preocupação constante no fazer escolar do Povo Zoró, expresso tanto no currículo construído pela comunidade educativa quanto no formato da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, CURRÍCULO INTERCULTURAL, POVO INDÍGENA ZORÓ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7511_11092017082812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DIAS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciadiasopo@hotmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38280 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 7511 "titulo" => "POVO INDÍGENA ZORÓ: CURRÍCULO E ESCOLA, ESPAÇOS EM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO" "resumo" => "Historicamente, a educação escolar, na vida dos povos indígenas do Brasil, vem sendo conduzida com propósitos de impor a cultura dominante (ocidental), na busca de integrá-los à sociedade nacional. E, desde o período colonial, os indígenas vêm criando mecanismos de resistência às diversas investidas desta educação escolar homogeneizadora. Desse modo, a proposta deste texto é apresentar reflexões a respeito do currículo da Aldeia-Escola Zarup Wej do Povo Indígena Zoró. Para realização desta pesquisa adotou-se uma metodologia de cunho qualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1982), com abordagem etnográfica (PEIRANO, 1995). Quanto ao campo de análise dos dados da pesquisa, refere-se a uma leitura epistemológica que articula o pressuposto do campo da educação, currículo, interculturalidade. A pesquisa evidenciou que a interculturalidade é uma preocupação constante no fazer escolar do Povo Zoró, expresso tanto no currículo construído pela comunidade educativa quanto no formato da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, CURRÍCULO INTERCULTURAL, POVO INDÍGENA ZORÓ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7511_11092017082812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DIAS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciadiasopo@hotmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }