Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE COMO DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVEM OS ASSUNTOS MATEMÁTICOS DENOMINADOS CORPOS REDONDOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, CORPOS REDONDOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O livro didático de matemática ocupa um lugar importante para o desenvolvimento das aulas dos professores na Educação Básica, muitos docentes tomam esta ferramenta pedagógica como o seu principal meio de preparação e execução de sua prática pedagógica. Diversas pesquisas têm indicado que essa limitação do professor de Matemática em relação ao uso do livro didático pode comprometer a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, diante de sua importância para a Educação Matemática, buscamos realizar esta pesquisa objetivando descobrir quais são as principais características de como dois livros de matemática do Ensino Médio desenvolvem, em relação ao conteúdo matemático denominado corpos redondos. Nossa pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa descritiva, na medida que buscamos revelar as características principais dos capítulos analisados, e pode ser classificada como uma pesquisa bibliográfica, à medida que utilizamos como principal fonte de fundamentação e de análise, documentos e as próprias coleções didáticas. Nossa análise mostrou que os livros avaliados, desenvolvem seus capítulos sobre corpos redondos de maneira satisfatória, apresentando inclusive diversos pontos positivos ao observarmos a evolução dos livros didáticos de matemática nos últimos anos. Os livros, quanto ao conteúdo denominado corpos redondos, desenvolvem questões contextualizadas, fazem uso de objetos e figuras geométricas para facilitar a aprendizagem do aluno, aproveitam temáticas da história da matemática para ilustrar o surgimento e importância de determinados assuntos. Alguns pontos podem ser sugeridos, no livro didático, para que sejam trabalhados pelos professores e alunos, como o uso de jogos matemáticos, recursos tecnológicos ou materiais concretos.

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