Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM DESAFIO DOS ASPECTOS TEÓRICO E PRÁTICO

Palavra-chaves: ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Esse pressuposto orientou este artigo que visa à análise teórica e levanta uma discussão sobre várias questões a respeito de como o professor do campo lida em sala de aula com o fenômeno da interdisciplinaridade numa perspectiva mais radical e transcendente, que certamente requererá um cuidado técnico, genético, ecológico, etológico, mitológico, estético e anatômico, e não apenas com olhares nos aspectos sociológicos, sociais e psicológicos do processo educativo. A exigência interdisciplinar que a educação indica converge sobretudo de aspectos pluridisciplinares e transdisciplinares que permitirão novas formas de cooperação entre os profissionais da escola. Segundo algumas pesquisas o currículo desenvolvido nas escolas do campo em sua maioria segue os princípios das escolas urbanas, não se adequando às peculiaridades campesinas existentes. E também quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto, precisando estar todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar. \r\nO presente artigo trata das dificuldades encontradas por professores da Educação Básica das escolas do campo de trabalhar em sala de aula com práticas interdisc Palavras-chave: Escola do Campo, Interdisciplinaridade, Currículo, Formação docente. 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E também quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto, precisando estar todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar. \r\nO presente artigo trata das dificuldades encontradas por professores da Educação Básica das escolas do campo de trabalhar em sala de aula com práticas interdisc Palavras-chave: Escola do Campo, Interdisciplinaridade, Currículo, Formação docente. 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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo trata das dificuldades encontradas por professores da Educação Básica das escolas do campo de trabalhar em sala de aula com práticas interdisciplinares, e como aliar a teoria com a prática, tal fato tem se tornado cada vez mais um desafio à carreira docente. Esse pressuposto orientou este artigo que visa à análise teórica e levanta uma discussão sobre várias questões a respeito de como o professor do campo lida em sala de aula com o fenômeno da interdisciplinaridade numa perspectiva mais radical e transcendente, que certamente requererá um cuidado técnico, genético, ecológico, etológico, mitológico, estético e anatômico, e não apenas com olhares nos aspectos sociológicos, sociais e psicológicos do processo educativo. A exigência interdisciplinar que a educação indica converge sobretudo de aspectos pluridisciplinares e transdisciplinares que permitirão novas formas de cooperação entre os profissionais da escola. Segundo algumas pesquisas o currículo desenvolvido nas escolas do campo em sua maioria segue os princípios das escolas urbanas, não se adequando às peculiaridades campesinas existentes. E também quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto, precisando estar todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar. Palavras-chave: Escola do Campo, Interdisciplinaridade, Currículo, Formação docente.

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