Os símbolos, códigos e linguagens presentes na paisagem do semiárido devem ser trabalhados pelo professor de Geografia no sentido de permitir que o aluno possa, entre outras possibilidades, adquirir uma visão de mundo, de compreender as construções sociais e materiais em sua volta, de se reconhecer como cidadão. Mostrar para os alunos que as paisagens não são apenas construídas por determinações econômicas compreendidas pelo modo de produção material, como as técnicas, a organização da produção e do consumo. Mostrar para os alunos, que mesmo as paisagens, consideradas naturais, carregam um conjunto de símbolos e representações culturais que fazem parte de suas vidas, influenciando e (re) criando novas concepções de espaço e de lugar. Considerando as observações acima, estamos realizando uma pesquisa com o objetivo de analisar como os professores de Geografia trabalham o conceito de paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos alunos no 6º ano do ensino fundamental, em escolas do município de São Paulo do Potengi/RN, considerando sua abordagem geográfica. A problemática que norteia a pesquisa está diretamente relacionada à necessidade de se conhecer como os professores trabalham o conceito de paisagem geográfica e se os mesmos a relacionam com a diversidade simbólica das paisagens do semiárido, dos lugares de vivência dos alunos. A pesquisa também se torna relevante na medida em que traz novas reflexões sobre a importância de se considerar a diversidade das paisagens dos lugares de vivência dos alunos no sentido de enriquecer as discussões sobre o significado da Geografia no dia-a-dia dos alunos. Espera-se assim, contribuir com a práxis docente, analisando a importância da leitura da paisagem na perspectiva do lugar para a construção de conhecimentos geográficos mais plurais e significativos, oferecendo alternativas para que o professor consiga realizar o processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, motivadora e prazerosa.
Acreditamos que os resultados obtidos na pesquisa possam nos oferecer subsídios suficientes para propormos sugestões ou mesmo um guia que some aos debates, discussões e publicações sobre a diversidade das paisagens do semiárido e a sua importância no ensino de Geografia.