Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS - A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, INCLUSÃO, OLÍMPIADAS CIENTÍFICAS Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Competições escolares são capazes de potencializar habilidades dos participantes envolvidos, como também elevar a autoestima e a vontade de aprender o conteúdo da temática e outros envolvidos a essa. O objetivo do presente trabalho é apresentar as ações executadas no projeto “Olímpiada Paraibana de Informática-Sede Areia-PB”, no auxílio e desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental do município de Areia – PB. Em 2017, foi realizada a quinta edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) e a quarta edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), cujo objetivos são despertar nos alunos o interesse na área da Informática, Matemática e pela Ciência em geral, com o propósito de prepará-los para competições nacionais e internacionais, e contribuindo para a melhoria de aprendizagem e desempenho em sala de aula. Estas atividades foram executadas com ajuda da equipe de informática do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), com ministração de cursos preparatórios e aulas nas zonas urbana e rural da região. O número de alunos que participaram do projeto vem aumentando no decorrer dos anos, evidenciando o caráter inclusivo e social do projeto. Desde a primeira edição, os alunos treinados pela equipe do projeto, vêm ocupando lugares de destaque na competição em nível estadual e nacional. Professores da rede de ensino da região afirmam que esses alunos vêm melhorando o desempenho nas diversas disciplinas e se sentem valorizados na comunidade. Hoje, o projeto já é considerado inclusivo e multidisciplinar, uma vez que trabalha com alunos em condições de vulnerabilidade social, procurando incentivá-los e motivá-los em seus estudos. Esse projeto contribui com a qualidade no ensino, já que os alunos têm melhorado o desempenho na sala de aula, bem como o desenvolvimento local, uma vez que vislumbram um melhor aproveitamento do aprendizado em suas comunidades.

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