OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS - A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E DE APRENDIZAGEM
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33700 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS - A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Competições escolares são capazes de potencializar habilidades dos participantes envolvidos, como também elevar a autoestima e a vontade de aprender o conteúdo da temática e outros envolvidos a essa. O objetivo do presente trabalho é apresentar as ações executadas no projeto “Olímpiada Paraibana de Informática-Sede Areia-PB”, no auxílio e desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental do município de Areia – PB. Em 2017, foi realizada a quinta edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) e a quarta edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), cujo objetivos são despertar nos alunos o interesse na área da Informática, Matemática e pela Ciência em geral, com o propósito de prepará-los para competições nacionais e internacionais, e contribuindo para a melhoria de aprendizagem e desempenho em sala de aula. Estas atividades foram executadas com ajuda da equipe de informática do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), com ministração de cursos preparatórios e aulas nas zonas urbana e rural da região. O número de alunos que participaram do projeto vem aumentando no decorrer dos anos, evidenciando o caráter inclusivo e social do projeto. Desde a primeira edição, os alunos treinados pela equipe do projeto, vêm ocupando lugares de destaque na competição em nível estadual e nacional. Professores da rede de ensino da região afirmam que esses alunos vêm melhorando o desempenho nas diversas disciplinas e se sentem valorizados na comunidade. Hoje, o projeto já é considerado inclusivo e multidisciplinar, uma vez que trabalha com alunos em condições de vulnerabilidade social, procurando incentivá-los e motivá-los em seus estudos. Esse projeto contribui com a qualidade no ensino, já que os alunos têm melhorado o desempenho na sala de aula, bem como o desenvolvimento local, uma vez que vislumbram um melhor aproveitamento do aprendizado em suas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, INCLUSÃO, OLÍMPIADAS CIENTÍFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID801_30092017140850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS ALVES XAVIER" "autor_nome_curto" => "WILLIAMS XAVIER" "autor_email" => "williamsxavier97@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33700 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS - A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Competições escolares são capazes de potencializar habilidades dos participantes envolvidos, como também elevar a autoestima e a vontade de aprender o conteúdo da temática e outros envolvidos a essa. O objetivo do presente trabalho é apresentar as ações executadas no projeto “Olímpiada Paraibana de Informática-Sede Areia-PB”, no auxílio e desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental do município de Areia – PB. Em 2017, foi realizada a quinta edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) e a quarta edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), cujo objetivos são despertar nos alunos o interesse na área da Informática, Matemática e pela Ciência em geral, com o propósito de prepará-los para competições nacionais e internacionais, e contribuindo para a melhoria de aprendizagem e desempenho em sala de aula. Estas atividades foram executadas com ajuda da equipe de informática do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), com ministração de cursos preparatórios e aulas nas zonas urbana e rural da região. O número de alunos que participaram do projeto vem aumentando no decorrer dos anos, evidenciando o caráter inclusivo e social do projeto. Desde a primeira edição, os alunos treinados pela equipe do projeto, vêm ocupando lugares de destaque na competição em nível estadual e nacional. Professores da rede de ensino da região afirmam que esses alunos vêm melhorando o desempenho nas diversas disciplinas e se sentem valorizados na comunidade. Hoje, o projeto já é considerado inclusivo e multidisciplinar, uma vez que trabalha com alunos em condições de vulnerabilidade social, procurando incentivá-los e motivá-los em seus estudos. Esse projeto contribui com a qualidade no ensino, já que os alunos têm melhorado o desempenho na sala de aula, bem como o desenvolvimento local, uma vez que vislumbram um melhor aproveitamento do aprendizado em suas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, INCLUSÃO, OLÍMPIADAS CIENTÍFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID801_30092017140850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS ALVES XAVIER" "autor_nome_curto" => "WILLIAMS XAVIER" "autor_email" => "williamsxavier97@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }