Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

NOVO ENSINO MÉDIO: ENTIDADES EDUCACIONAIS E COMUNIDADES DISCIPLINARES/EPISTÊMICAS

Palavra-chaves: COMUNIDADES EPISTEMICAS, COMUNIDADES DISCIPLINARES, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA DO ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Entendendo que as políticas educacionais são produções sociais, que acontecem em diferentes contextos, envolvendo diversas demandas com resultados imprevisíveis nosso interesse nesse artigo é analisar as possíveis relações existentes entre as entidades educacionais pesquisadas e as comunidades disciplinares/epistêmicas na constituição das políticas educacionais/curriculares. Considerando as especificidades e inter-relações das/entre as comunidades disciplinares e epistêmicas com suas caracterizações e motivações, as vezes próprias, e outras vezes compartilhadas, nosso interesse não é o de perceber distinções entre uma e outra, mas sim, perceber as relações no movimento de embates e disputas de cada uma no percurso da reforma do ensino médio, desde a MP, passando pelo PLV, até chegar à Lei. Sobre a atuação das entidades, apresentamos as concepções de Goodson (1997) e Haas (1992) a respeito da constituição das comunidades disciplinares e epistêmicas. Sem nos distanciarmos muito das concepções de Goodson e Haas, assimilamos as contribuições de Costa (2012) de que há interesses e demandas que perpassam várias comunidades, não sendo fixa sua formação, nem limitada seu campo de atuação e de luta. Para realização dessa pesquisa analisamos cartas de repúdio, manifestos e notas públicas emitidas pelas entidades ANPED, ANPUH, ANFOPE, ABRAPEC, ALAB, ABECS, ABH, APROFFIB, ANDES, CNTE e FNE.

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