Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

IMPLANTAÇÃO DE HORTA MEDICINAL NO AMBIENTE ESCOLAR VALORIZANDO O CONHECIMENTO POPULAR E O CIENTÍFICO

Palavra-chaves: ETNOBOTÂNICA, PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A implantação da horta medicinal busca valorizar o cultivo das plantas medicinais, com vista ao estudo relacionado com a Botânica, criando um espaço de aprendizado, integrando conhecimentos populares e científicos sobre as plantas medicinais utilizadas em suas diversas formas. É fundamental dentro da escola que busquem metodologias de ensino no qual sensibilizem os alunos a valorizar o cultivo das hortaliças e fixar os efeitos das plantas medicinais em diversos órgãos do corpo, mostrando assim a grande importância que esse cultivo nos faz. Este trabalho foi um projeto dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande, realizado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Branco, localizada na cidade Patos, Paraíba. Teve como objetivo, implantar a horta na escola aplicando o método de ensino voltado para a Botânica, valorizando o meio ambiente a fim de sensibilizar os alunos sobre a importância das plantas utilizadas na medicina popular para o tratamento de algumas enfermidades e destacar as plantas de uso medicinal da Caatinga com efeitos curativos comprovados, além de ser uma forma para auxiliar aos professores a trabalharem a interdisciplinaridade.

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