Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

HORTA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLA PÚBLICA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTIVO DE HORTALIÇAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Em função dos educandos apresentarem dificuldades na assimilação dos conteúdos propostos para o ensino fundamental, a utilização de ferramentas lúdicas ou a realização de atividades práticas podem contribuir para um desempenho significativo no processo de aprendizagem, bem como na formação cidadã dos sujeitos envolvidos. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou-se avaliar a contribuição de uma horta didática para o processo de ensino-aprendizagem em escola no município de Mossoró, região semiárida do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual Francisca Martins de Souza, durante o mês de agosto de 2017, utilizando-se um questionário semiestruturado aplicado junto aos professores da unidade escolar, contendo oito questões do tipo múltipla escolha, escalar, dicotômica e aberta. A horta da unidade escolar foi implantada em março de 2013 através de um projeto de extensão denominado Horta Didática na Escola, tendo suas atividades continuadas por um programa de extensão homônimo e pelo programa Hortas para o Ensino Fundamental, vinculados à Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Verificou-se que a prevalência dos professores aprovaram a horta escolar, tendo-a considerado como importante instrumento de fomento ao debate de temas de diferentes áreas do conhecimento. Observou-se que a horta foi amplamente utilizada pelos professores em sala de aula através de produções textuais, aulas expositivas e produção de desenhos, além de ter sido notado pelos professores o interesse dos educandos em fazer parte das atividades de cultivo de hortaliças que refletiram em melhoria no desempenho para com os componentes curriculares trabalhados em sala de aula. Conclui-se que a horta se apresentou como um importante instrumento pedagógico para o processo formativo dos educandos da unidade escolar avaliada, uma vez que permitiu sua utilização nas atividades desenvolvidas nas diferentes disciplinas e contribuiu na assimilação de conceitos e definições científicas presentes nos conteúdos disciplinares.

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