Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE REDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DAÁGUA E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Palavra-chaves: DESPERDÍCIO, RECICLAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33421
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 2033
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE REDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DAÁGUA E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS"
    "resumo" => "O projeto apoia-se em pilares metodológicos que tratam de temas ambientais e promove o intercâmbio institucional entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a Escola Estadual Tiradentes. Objetivando analisar sobre o desperdício de água utilizada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e a maneira com que eles descartam seus resíduos sólidos e orgânicos. Com a proposta de diagnosticar a problemática da percepção ambiental na escola, traçaram-se metas: visita preliminar com gestores e professores expondo os objetivos do projeto; aplicação de questionário para obter dados sobre o conhecimento dos alunos a respeito do tema abordado; ministração de uma palestra de conscientização sobre sustentabilidade, que apoiou-se nos resultados obtidos nos questionários, foram abordadas questões para eles refletirem suas ações e perceberem o quanto consumimos os recursos hídricos de forma abusiva e as formas com que o descarte indevido de resíduos pode afetar-nos. Foram apresentados também os resultados decorrentes da análise dos questionários; foi realizada uma gincana de finalização colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Espera-se que a proposta apresentada contribua em despertar novas atitudes cidadãs relacionada ao quesito abordado e que os alunos se vejam como agentes ativos diante do uso racional da água e da coleta seletiva. Diante dos resultados obtidos, através da metodologia aplicada, observamos que parte dos alunos reconhece o que deve ser feito, a grande maioria tem consciência do problema, para diminuir ou evitar, porém, precisam de meios eficientes para compreender a importância de mudanças de hábitos e atitudes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "DESPERDÍCIO, RECICLAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID2033_18102017135001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE SANTOS"
    "autor_email" => "kalianes2.ks@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33421
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 2033
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE REDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DAÁGUA E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS"
    "resumo" => "O projeto apoia-se em pilares metodológicos que tratam de temas ambientais e promove o intercâmbio institucional entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a Escola Estadual Tiradentes. Objetivando analisar sobre o desperdício de água utilizada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e a maneira com que eles descartam seus resíduos sólidos e orgânicos. Com a proposta de diagnosticar a problemática da percepção ambiental na escola, traçaram-se metas: visita preliminar com gestores e professores expondo os objetivos do projeto; aplicação de questionário para obter dados sobre o conhecimento dos alunos a respeito do tema abordado; ministração de uma palestra de conscientização sobre sustentabilidade, que apoiou-se nos resultados obtidos nos questionários, foram abordadas questões para eles refletirem suas ações e perceberem o quanto consumimos os recursos hídricos de forma abusiva e as formas com que o descarte indevido de resíduos pode afetar-nos. Foram apresentados também os resultados decorrentes da análise dos questionários; foi realizada uma gincana de finalização colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Espera-se que a proposta apresentada contribua em despertar novas atitudes cidadãs relacionada ao quesito abordado e que os alunos se vejam como agentes ativos diante do uso racional da água e da coleta seletiva. Diante dos resultados obtidos, através da metodologia aplicada, observamos que parte dos alunos reconhece o que deve ser feito, a grande maioria tem consciência do problema, para diminuir ou evitar, porém, precisam de meios eficientes para compreender a importância de mudanças de hábitos e atitudes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "DESPERDÍCIO, RECICLAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID2033_18102017135001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE SANTOS"
    "autor_email" => "kalianes2.ks@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto apoia-se em pilares metodológicos que tratam de temas ambientais e promove o intercâmbio institucional entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a Escola Estadual Tiradentes. Objetivando analisar sobre o desperdício de água utilizada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e a maneira com que eles descartam seus resíduos sólidos e orgânicos. Com a proposta de diagnosticar a problemática da percepção ambiental na escola, traçaram-se metas: visita preliminar com gestores e professores expondo os objetivos do projeto; aplicação de questionário para obter dados sobre o conhecimento dos alunos a respeito do tema abordado; ministração de uma palestra de conscientização sobre sustentabilidade, que apoiou-se nos resultados obtidos nos questionários, foram abordadas questões para eles refletirem suas ações e perceberem o quanto consumimos os recursos hídricos de forma abusiva e as formas com que o descarte indevido de resíduos pode afetar-nos. Foram apresentados também os resultados decorrentes da análise dos questionários; foi realizada uma gincana de finalização colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Espera-se que a proposta apresentada contribua em despertar novas atitudes cidadãs relacionada ao quesito abordado e que os alunos se vejam como agentes ativos diante do uso racional da água e da coleta seletiva. Diante dos resultados obtidos, através da metodologia aplicada, observamos que parte dos alunos reconhece o que deve ser feito, a grande maioria tem consciência do problema, para diminuir ou evitar, porém, precisam de meios eficientes para compreender a importância de mudanças de hábitos e atitudes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.