O projeto apoia-se em pilares metodológicos que tratam de temas ambientais e promove o intercâmbio institucional entre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a Escola Estadual Tiradentes. Objetivando analisar sobre o desperdício de água utilizada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e a maneira com que eles descartam seus resíduos sólidos e orgânicos. Com a proposta de diagnosticar a problemática da percepção ambiental na escola, traçaram-se metas: visita preliminar com gestores e professores expondo os objetivos do projeto; aplicação de questionário para obter dados sobre o conhecimento dos alunos a respeito do tema abordado; ministração de uma palestra de conscientização sobre sustentabilidade, que apoiou-se nos resultados obtidos nos questionários, foram abordadas questões para eles refletirem suas ações e perceberem o quanto consumimos os recursos hídricos de forma abusiva e as formas com que o descarte indevido de resíduos pode afetar-nos. Foram apresentados também os resultados decorrentes da análise dos questionários; foi realizada uma gincana de finalização colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Espera-se que a proposta apresentada contribua em despertar novas atitudes cidadãs relacionada ao quesito abordado e que os alunos se vejam como agentes ativos diante do uso racional da água e da coleta seletiva. Diante dos resultados obtidos, através da metodologia aplicada, observamos que parte dos alunos reconhece o que deve ser feito, a grande maioria tem consciência do problema, para diminuir ou evitar, porém, precisam de meios eficientes para compreender a importância de mudanças de hábitos e atitudes.