O PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 32988 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO" "resumo" => "Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é considerado como um Subprojeto educacional de suma importância na melhoria da qualidade da educação pública brasileira. O presente estudo surge a partir de uma experiência, no qual se destaca as contribuições do PIBID que vem proporcionando na condução do ensino escolar, especialmente numa inserção interdisciplinar, já que o trabalho em conjunto com diferentes disciplinas promoverá encarar à realidade dos problemas sociais a partir de diversos olhares científicos. O objetivo deste trabalho é compreender a importância da interdisciplinaridade no processo de formação docente a partir do subprojeto PIBID interdisciplinar. Para tanto, foi adotado como método de estudo à categoria epistemológica do construtivismo social, por se configurar na pesquisa qualitativa, mediante a realização de entrevista com o docente supervisor e aplicação de questionários com perguntas objetivas/ subjetivas com 6 bolsistas do Subprojeto PIBID interdisciplinar atuantes na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, no município de Pau dos Ferros/ RN, para saber na compreensão deles o impacto desse programa institucional no processo de formação docente em sala de aula. A pesquisa aponta para a necessidade de inserir no espaço escolar cada vez mais, o conhecimento e ação interdisciplinar, uma vez que a interdisciplinaridade torna-se um elemento fundamental na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, já que tem como objetivo principal amenizar a fragmentação do saber e melhorar a qualidade da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "PIBID INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID75_18112017224258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CLEANTO" "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 32988 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO" "resumo" => "Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é considerado como um Subprojeto educacional de suma importância na melhoria da qualidade da educação pública brasileira. O presente estudo surge a partir de uma experiência, no qual se destaca as contribuições do PIBID que vem proporcionando na condução do ensino escolar, especialmente numa inserção interdisciplinar, já que o trabalho em conjunto com diferentes disciplinas promoverá encarar à realidade dos problemas sociais a partir de diversos olhares científicos. O objetivo deste trabalho é compreender a importância da interdisciplinaridade no processo de formação docente a partir do subprojeto PIBID interdisciplinar. Para tanto, foi adotado como método de estudo à categoria epistemológica do construtivismo social, por se configurar na pesquisa qualitativa, mediante a realização de entrevista com o docente supervisor e aplicação de questionários com perguntas objetivas/ subjetivas com 6 bolsistas do Subprojeto PIBID interdisciplinar atuantes na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, no município de Pau dos Ferros/ RN, para saber na compreensão deles o impacto desse programa institucional no processo de formação docente em sala de aula. A pesquisa aponta para a necessidade de inserir no espaço escolar cada vez mais, o conhecimento e ação interdisciplinar, uma vez que a interdisciplinaridade torna-se um elemento fundamental na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, já que tem como objetivo principal amenizar a fragmentação do saber e melhorar a qualidade da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "PIBID INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID75_18112017224258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CLEANTO" "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }