Artigo Anais ERESPP

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8326

A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NOS CENTROS DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

Palavra-chaves: MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, DIMENSÃO PEDAGÓGICA, SOCIOEDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 32953
    "edicao_id" => 74
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NOS CENTROS DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS"
    "resumo" => "O presente artigo tece considerações a respeito da relevância da dimensão pedagógica no acompanhamento de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas – MSE, nos Centros de Referência Especializado de Assistência – CREAS. A pesquisa buscou por meio da revisão bibliográfica elementos para tal debate que teve como objetivo compreender as contribuições das práticas educativas no processo de responsabilização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, apresentando pontuações a respeito da socioeducação a partir da discussão sobre a ampliação da concepção de educação e formas práticas em que se configura, bem como onde ela pode ser percebida para além do âmbito escolar, e também, como a dimensão pedagógica tem se incorporado as atividades de acompanhamento de MSE, desafios que os profissionais de pedagogia possuem em construir uma representação social junto a equipe técnica de referência sobre a relevância da dimensão educativa para o trabalho com adolescente no processo de responsabilização ao ato infracional que eles cometeram, e acima de tudo, em sua contribuição para a reflexão e sensibilização desses jovens ampliando suas visões de mundo, em vista de prevenir a reincidência ao contato com o mundo da criminalidade. O desafio para a concretização da compreensão da relevância da dimensão pedagógica nesse serviço está na construção de ações e práticas, no estabelecimento da relação interdisciplinar entre as questões debatidas tanto no campo da educação quanto do Social e demais campos do saber que estão presentes no espaço do CREAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, DIMENSÃO PEDAGÓGICA, SOCIOEDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID139_14112017004114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN REGINA FERNANDES LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN LISBOA"
    "autor_email" => "carmenuepa2012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-erespp"
    "edicao_nome" => "Anais ERESPP"
    "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png"
    "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 48
    "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO"
    "publicacao_codigo" => "2594-8326"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 32953
    "edicao_id" => 74
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NOS CENTROS DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS"
    "resumo" => "O presente artigo tece considerações a respeito da relevância da dimensão pedagógica no acompanhamento de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas – MSE, nos Centros de Referência Especializado de Assistência – CREAS. A pesquisa buscou por meio da revisão bibliográfica elementos para tal debate que teve como objetivo compreender as contribuições das práticas educativas no processo de responsabilização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, apresentando pontuações a respeito da socioeducação a partir da discussão sobre a ampliação da concepção de educação e formas práticas em que se configura, bem como onde ela pode ser percebida para além do âmbito escolar, e também, como a dimensão pedagógica tem se incorporado as atividades de acompanhamento de MSE, desafios que os profissionais de pedagogia possuem em construir uma representação social junto a equipe técnica de referência sobre a relevância da dimensão educativa para o trabalho com adolescente no processo de responsabilização ao ato infracional que eles cometeram, e acima de tudo, em sua contribuição para a reflexão e sensibilização desses jovens ampliando suas visões de mundo, em vista de prevenir a reincidência ao contato com o mundo da criminalidade. O desafio para a concretização da compreensão da relevância da dimensão pedagógica nesse serviço está na construção de ações e práticas, no estabelecimento da relação interdisciplinar entre as questões debatidas tanto no campo da educação quanto do Social e demais campos do saber que estão presentes no espaço do CREAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, DIMENSÃO PEDAGÓGICA, SOCIOEDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID139_14112017004114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN REGINA FERNANDES LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN LISBOA"
    "autor_email" => "carmenuepa2012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-erespp"
    "edicao_nome" => "Anais ERESPP"
    "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png"
    "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 48
    "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO"
    "publicacao_codigo" => "2594-8326"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tece considerações a respeito da relevância da dimensão pedagógica no acompanhamento de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas – MSE, nos Centros de Referência Especializado de Assistência – CREAS. A pesquisa buscou por meio da revisão bibliográfica elementos para tal debate que teve como objetivo compreender as contribuições das práticas educativas no processo de responsabilização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, apresentando pontuações a respeito da socioeducação a partir da discussão sobre a ampliação da concepção de educação e formas práticas em que se configura, bem como onde ela pode ser percebida para além do âmbito escolar, e também, como a dimensão pedagógica tem se incorporado as atividades de acompanhamento de MSE, desafios que os profissionais de pedagogia possuem em construir uma representação social junto a equipe técnica de referência sobre a relevância da dimensão educativa para o trabalho com adolescente no processo de responsabilização ao ato infracional que eles cometeram, e acima de tudo, em sua contribuição para a reflexão e sensibilização desses jovens ampliando suas visões de mundo, em vista de prevenir a reincidência ao contato com o mundo da criminalidade. O desafio para a concretização da compreensão da relevância da dimensão pedagógica nesse serviço está na construção de ações e práticas, no estabelecimento da relação interdisciplinar entre as questões debatidas tanto no campo da educação quanto do Social e demais campos do saber que estão presentes no espaço do CREAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.