LISBOA, Lizandra Moraes Batista et al.. Objetos que contam histórias. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31587>. Acesso em: 24/11/2024 12:16
O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção. Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes.