ASSIS, Mariangela Gomes De et al.. Uma nova versão ao conto de chapeuzinho vermelho. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31432>. Acesso em: 22/12/2024 13:50
Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em linguagem oral e escrita desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma do 3°ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Tiago Gomes, Picui-Pb. Por mim Mariângela Gomes de Assis, professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do Conto: Chapeuzinho Vermelho. Ensinar através dos gêneros textuais é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o texto como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Nossa prática docente efetivou-se na própria escola com integração da literatura, conto, músicas, aula prática, com enfoque na sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando as regras gramaticais. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando à formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensinar, e como ensinar aos sujeitos aprenderem. Enfatizamos nessa experiência, relatos com foco nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: leitura, produção de texto, oralidade, Analises Linguística: Apropriação do sistema de escrita nesse caso a língua portuguesa.