ARAÚJO, Maria Jucineide et al.. Uma análise sobre a escolha do livro didático de história. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31430>. Acesso em: 21/11/2024 19:55
O presente estudo discute sobre o processo de escolha dos livros didáticos de História destinados aos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II das escolas públicas brasileiras no ano de 2017, tendo como principal objetivo proporcionar leituras sobre o papel do MEC e dos educadores com relação a seleção deste material. Para tanto a metodologia desta pesquisa consistiu numa análise do Plano Nacional do Livro Didático do referido ano, no qual investigamos os aspectos que são levados em consideração para que uma coleção seja aprovada pelo o Ministério da Educação e consequentemente inserida no Guia do Livro Didático, para que os docentes avaliem e façam a escolha de acordo com a realidade da sua comunidade escolar. Todas essas ações promovidas pelo o MEC tem o intuito de possibilitar ao alunado ferramentas que promova a criticidade dos mesmos. Trabalhando, assim, em prol de formar alunos críticos, que não utilize aquele conhecimento adquirido pra resolver somente uma atividade proposta pelo docente, mas que comece a observar o que esta em sua volta e ao mesmo tempo questionar os acontecimentos do presente e do passado. Para tanto é necessário que os livros didáticos acompanhem as transformações promovidas pelo sistema educacional, devido que na maioria das vezes o alunado só tem acesso a leitura através do mesmo. No entanto o que percebemos é que mesmo havendo essa avaliação, os LD chegam às escolas ainda com falhas. Mas mesmo passando por essas dificuldades de elaboração, o PNLD assegura que todos os alunos das escolas brasileiras tenham acesso ao livro didático, promovendo assim a universalização do acesso ao livro.