PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31371 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 88 "titulo" => "PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES" "resumo" => "A disciplina de “Química Analítica Experimental” é um componente curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Sua importância no meio acadêmico é preparar o discente para estabelecer uma relação entre a teoria dos conceitos estudados como, por exemplo, reações químicas, equilíbrio químico em soluções aquosas, com a prática no laboratório – analises químicas de substâncias de amostras desconhecidas – sintéticas. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou investigar as concepções dos graduandos do curso de Licenciatura em Química sobre a identificação e separação dos Cátions do grupo I e II na disciplina de “Química Analítica Experimental”. Para a consolidação do estudo proposto foi realizado uma pesquisa com 16 (dezesseis) estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada no município de Cuité – Paraíba, em sua maioria cursando o último período da graduação. De acordo com os dados da pesquisa 78,75% dos alunos afirmam que a disciplina de Química Analítica Experimental é de suma importância para construção do conhecimento, pois além dos discentes ressaltarem a importância desse componente no programa curricular do curso, eles também consideram bastante produtivo a realização de práticas no laboratório, assim como o desenvolvimento de métodos investigativos para identificação a partir da separação dos cátions. Diante do exposto, consideramos a pesquisa relevante, pois traz contribuições significativas aos métodos práticos aplicados ao ensino de química no laboratório de Química Analítica Experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL, IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID88_20082017135728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE MEDEIROS FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MEDEIROS" "autor_email" => "carlosfilho1202@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31371 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 88 "titulo" => "PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES" "resumo" => "A disciplina de “Química Analítica Experimental” é um componente curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Sua importância no meio acadêmico é preparar o discente para estabelecer uma relação entre a teoria dos conceitos estudados como, por exemplo, reações químicas, equilíbrio químico em soluções aquosas, com a prática no laboratório – analises químicas de substâncias de amostras desconhecidas – sintéticas. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou investigar as concepções dos graduandos do curso de Licenciatura em Química sobre a identificação e separação dos Cátions do grupo I e II na disciplina de “Química Analítica Experimental”. Para a consolidação do estudo proposto foi realizado uma pesquisa com 16 (dezesseis) estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada no município de Cuité – Paraíba, em sua maioria cursando o último período da graduação. De acordo com os dados da pesquisa 78,75% dos alunos afirmam que a disciplina de Química Analítica Experimental é de suma importância para construção do conhecimento, pois além dos discentes ressaltarem a importância desse componente no programa curricular do curso, eles também consideram bastante produtivo a realização de práticas no laboratório, assim como o desenvolvimento de métodos investigativos para identificação a partir da separação dos cátions. Diante do exposto, consideramos a pesquisa relevante, pois traz contribuições significativas aos métodos práticos aplicados ao ensino de química no laboratório de Química Analítica Experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL, IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID88_20082017135728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE MEDEIROS FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MEDEIROS" "autor_email" => "carlosfilho1202@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }