SANTOS, Stéphanie Guedes Dos et al.. O uso das tecnologias digitais na educação infantil. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31330>. Acesso em: 24/11/2024 23:09
Este estudo foi desenvolvido com base na necessidade dos alunos de uma escola privada da cidade de Campina Grande, com o objetivo em ter professores que sejam preparados para trabalhar da maneira certa as tecnologias em sala de aula. O tema foi escolhido por observações feitas em que os alunos apresentavam dificuldades de aprendizado, analisando as causas constata-se a necessidade da escola se adequar a linguagem a qual a criança está habituada, discute-se então a necessidade de encontrar recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas. O presente projeto foi elaborado com a finalidade de identificar as contribuições e recursos que as diversas mídias podem trazer para a sala de aula, assim como conhecer as diversas metodologias e didáticas de maneira a aproveitar ao máximo suas as possibilidades, com o intuito de conhecer as potencialidades das diversas mídias e recursos tecnológicos, assim como desenvolvê-las de acordo com o contexto do currículo escolar, discutindo a importância de em um mundo globalizado, da escola está conectada a essa era da informação enquanto espaço para transmissão e construção do conhecimento. Atualmente o contato das crianças com o mundo tecnológico ocorre desde cedo, ainda na primeira infância, estando familiarizados com a linguagem digital, nesse contexto, os professores podem e devem aproveitar estes conhecimentos prévios que o alunado da educação infantil trás para a escola. O uso das tecnologias digitais tem aproximado o professor a um novo mundo, proporcionando-o novas fontes e recursos diversos como: vídeos digitais, computadores, áudios, internet entre outros. O uso das tecnologias na escola não se deve está restrito apenas as aulas de informática, como recurso, ela deve fazer parte de todo processo de construção do conhecimento. Neste sentido o professor também precisa estar preparado, deve dominar a teoria e a prática das tecnologias digitais, conhecendo-o em toda a sua potencialidade. Diante do exposto este trabalho justifica-se por propor uma pesquisa voltada para investigar as formas com que as tecnologias estão inseridas em sala de aula. Assim como por procurar desenvolvê-las como objetivo contribuir com os professores de forma que saibam como utilizar esta nova ferramenta, mostrando que com o uso da mesma a aula se torna mais dinâmica, prazerosa e participativa. Para vencer os objetivos propostos, o desenvolvimento do projeto consiste em aulas participativas com uso de recursos tecnológicos, sejam eles vídeos, data show, áudio ou uso do computador e fazer um levantamento prévio sobre quais destas ferramentas eles conhecem, se gostam ou não ouvindo a opinião de cada um, desta forma alunos e professores participam do processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória. Entretanto as ferramentas metodológicas utilizadas nas aulas serão estudadas e observadas antes para que seja lançada em cima das necessidades dos alunos. Neste sentido, é pertinente conhecer o contexto atual, no que se refere aos tradicionais recursos utilizados, comparando-os com as atividades propostas.