O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31304 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A possibilidade que é dada ao licenciado com o Estágio Supervisionado é o melhor de todos os laboratórios do curso de Geografia, pois, é nele que se coloca em prática todos os métodos de Ensino-Aprendizagem de forma concreta e adequada a cada realidade encontrada em sala de aula. Os conceitos e temas estudados pela geografia devem ser peças fundamentais nas aulas, pois será através destes que o aluno terá uma nova visão e dará um novo conceito ao estudo desta disciplina que é considerada enfadonha e que precisa de dinamismo para fixação de seus conteúdos. O artigo irá abordar as possiblidades e os desafios enfrentados nas primeiras experiências entre o licenciado e a sala de aula, as dificuldades em integrar teoria e prática, e a vivência com uma Geografia que aproxime as teorias geográficas à vida social do grupo trabalhado. A observação em sala de aula foi a metodologia utilizada para análise do presente artigo onde a turma do 7º ano B do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Itan Pereira, foi no nosso laboratório de estudo prático. O objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças de postura e de adequação das novas práticas pedagógicas e metodológicas que os novos professores encontraram no seu cotidiano escolar. Foram feitas leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao trabalho sobre como a LDB trata a caracterização da escola, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, assim como a importância do Estágio Supervisionado para a construção de experiências em prática de Geografia. Como resultado ficou visível que a construção da educação, principalmente em geografia, é uma tarefa árdua, deixando perceptível como a docente se empenhou na busca de aproximar o global do local dentro de seus conteúdos, e mesmo diante deste empenho, percebeu-se que os alunos muitas vezes não conseguem fazer essa relação, que é imprescindível na aprendizagem da geografia. A estrutura do trabalho está dívida em 1. Introdução, 2. Caracterização da escola, 3.A turma observada, 4. O ensino – aprendizagem, 5. Reflexões acerca da Geografia escolar no processo de realização estágio O cotidiano das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GEOGRAFIA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID834_13082017230214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA DE ALMEIDA VALLE" "autor_nome_curto" => "WALESKA VALLE" "autor_email" => "waleskaavalle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31304 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A possibilidade que é dada ao licenciado com o Estágio Supervisionado é o melhor de todos os laboratórios do curso de Geografia, pois, é nele que se coloca em prática todos os métodos de Ensino-Aprendizagem de forma concreta e adequada a cada realidade encontrada em sala de aula. Os conceitos e temas estudados pela geografia devem ser peças fundamentais nas aulas, pois será através destes que o aluno terá uma nova visão e dará um novo conceito ao estudo desta disciplina que é considerada enfadonha e que precisa de dinamismo para fixação de seus conteúdos. O artigo irá abordar as possiblidades e os desafios enfrentados nas primeiras experiências entre o licenciado e a sala de aula, as dificuldades em integrar teoria e prática, e a vivência com uma Geografia que aproxime as teorias geográficas à vida social do grupo trabalhado. A observação em sala de aula foi a metodologia utilizada para análise do presente artigo onde a turma do 7º ano B do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Itan Pereira, foi no nosso laboratório de estudo prático. O objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças de postura e de adequação das novas práticas pedagógicas e metodológicas que os novos professores encontraram no seu cotidiano escolar. Foram feitas leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao trabalho sobre como a LDB trata a caracterização da escola, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, assim como a importância do Estágio Supervisionado para a construção de experiências em prática de Geografia. Como resultado ficou visível que a construção da educação, principalmente em geografia, é uma tarefa árdua, deixando perceptível como a docente se empenhou na busca de aproximar o global do local dentro de seus conteúdos, e mesmo diante deste empenho, percebeu-se que os alunos muitas vezes não conseguem fazer essa relação, que é imprescindível na aprendizagem da geografia. A estrutura do trabalho está dívida em 1. Introdução, 2. Caracterização da escola, 3.A turma observada, 4. O ensino – aprendizagem, 5. Reflexões acerca da Geografia escolar no processo de realização estágio O cotidiano das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GEOGRAFIA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID834_13082017230214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA DE ALMEIDA VALLE" "autor_nome_curto" => "WALESKA VALLE" "autor_email" => "waleskaavalle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }