AS PRÁTICAS DE SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS SABERES MATEMÁTICOS DENTRO DA SALA DE AULA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31098 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "AS PRÁTICAS DE SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS SABERES MATEMÁTICOS DENTRO DA SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo tem como foco principal a análise sobre as práticas de seleção e organização dos saberes matemáticos dentro da sala de aula, visando compreender como ocorre à hierarquização e a seleção dos conteúdos de matemática no segundo ano do ensino fundamental. Em vista disso, os objetivos foram: analisar a seleção dos conteúdos do currículo na disciplina de matemática e identificar os motivos pelos quais certos conteúdos são selecionados. Para isso, foi realizada uma investigação do tipo descritiva, cujo cunho da pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para tal fim, utilizou-se como técnica de coleta de dados: a observação participante, a entrevista e a análise documental. Os materiais de pesquisa coletados e analisados constituíram-se de planejamentos de aula, diretrizes curriculares nacionais, caderno escolar, projeto político pedagógico da escola, livro escolar, caderneta escolar, Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a entrevista aplicada com a professora, referente ao espaço que a matemática ocupa na atualidade, assim como também questões referentes à hierarquização dos conteúdos. Como aporte teórico, os autores que fundamentaram esse estudo foram: Apple (1995), Bernstein (1996), Duarte (2001), Ludke & André (1986), Silva (2005) e Young (1971). Esse texto reflete sobre a urgência de investigarmos o processo de organização curricular na prática pedagógica e os critérios utilizados pelos professores na seleção e organização dos saberes trabalhados em sala de aula, para compreendermos como vem sendo realizada a formação dos nossos alunos. Posto isso, é necessário que pensemos sobre como o currículo está privilegiando determinados saberes em detrimento de outros. E que nos perguntemos: por que determinados conteúdos devem ser trabalhados em sala de aula e não outros?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, SELEÇÃO DE CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID804_13082017165142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31098 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "AS PRÁTICAS DE SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS SABERES MATEMÁTICOS DENTRO DA SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo tem como foco principal a análise sobre as práticas de seleção e organização dos saberes matemáticos dentro da sala de aula, visando compreender como ocorre à hierarquização e a seleção dos conteúdos de matemática no segundo ano do ensino fundamental. Em vista disso, os objetivos foram: analisar a seleção dos conteúdos do currículo na disciplina de matemática e identificar os motivos pelos quais certos conteúdos são selecionados. Para isso, foi realizada uma investigação do tipo descritiva, cujo cunho da pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para tal fim, utilizou-se como técnica de coleta de dados: a observação participante, a entrevista e a análise documental. Os materiais de pesquisa coletados e analisados constituíram-se de planejamentos de aula, diretrizes curriculares nacionais, caderno escolar, projeto político pedagógico da escola, livro escolar, caderneta escolar, Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a entrevista aplicada com a professora, referente ao espaço que a matemática ocupa na atualidade, assim como também questões referentes à hierarquização dos conteúdos. Como aporte teórico, os autores que fundamentaram esse estudo foram: Apple (1995), Bernstein (1996), Duarte (2001), Ludke & André (1986), Silva (2005) e Young (1971). Esse texto reflete sobre a urgência de investigarmos o processo de organização curricular na prática pedagógica e os critérios utilizados pelos professores na seleção e organização dos saberes trabalhados em sala de aula, para compreendermos como vem sendo realizada a formação dos nossos alunos. Posto isso, é necessário que pensemos sobre como o currículo está privilegiando determinados saberes em detrimento de outros. E que nos perguntemos: por que determinados conteúdos devem ser trabalhados em sala de aula e não outros?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, SELEÇÃO DE CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID804_13082017165142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }