A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31031 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA" "resumo" => "Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ALUNO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID568_21082017214144.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESIENE SOARES TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESIENE TAVARES" "autor_email" => "gesyenesoares@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31031 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA" "resumo" => "Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ALUNO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID568_21082017214144.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESIENE SOARES TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESIENE TAVARES" "autor_email" => "gesyenesoares@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }