Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE DIDÁTICOS: O TEXTO ESCRITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, MATERIAL DIDÁTICO, TEXTO ESCRITO Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
0 of 0
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30163 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE DIDÁTICOS: O TEXTO ESCRITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => "Nas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendizagem. Um dos aspectos de tal mudança pode ser verificado através do foco desse estudo: a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitem uma prática pedagógica mais consciente a significativa para os alunos. Afim de refletir novas possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física diante de conteúdos significativos, que possuem interação com a realidade dos nossos alunos, o uso de textos escritos como fonte de pesquisa e construção de conhecimento durante as aulas se configura como momento de busca por informações que poderão compor o processo de ensino aprendizagem. O presente estudo pretende analisar a utilização de textos escritos como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto apresentaremos o relato de experiência de uma professora de Educação Física que utiliza textos escritos, durante suas aulas de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os principais gêneros textuais utilizados são as histórias em quadrinhos, revistas e livros paradidáticos, adequados a faixa etária do público em questão. O emprego do texto escrito aparece na prática da docente como fonte de informação durante a construção de projetos educacionais ligados a diversos temas da Cultura Corporal, tais como: circo, atividades físicas de aventura, esportes, danças, lutas, jogos dentre outros. Diante da análise da experiência da professora podemos perceber que além da diversificação de conteúdos, o uso do texto escrito instiga uma prática inovadora, pois possibilita a ação do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, uma vez que amplia o olhar do educando sobre o conteúdo estudado. Além de se constituir como mais um elemento da prática pedagógica, a qual está comprometida com a parceria entre aluno e professora, otimizando a construção do conhecimento e incitando novas descobertas frente aos temas da Cultura Corporal. Apoio: CapesNas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendiza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, MATERIAL DIDÁTICO, TEXTO ESCRITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID723_EXT_23042017192734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "aline.pefe@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30163 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE DIDÁTICOS: O TEXTO ESCRITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => "Nas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendizagem. Um dos aspectos de tal mudança pode ser verificado através do foco desse estudo: a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitem uma prática pedagógica mais consciente a significativa para os alunos. Afim de refletir novas possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física diante de conteúdos significativos, que possuem interação com a realidade dos nossos alunos, o uso de textos escritos como fonte de pesquisa e construção de conhecimento durante as aulas se configura como momento de busca por informações que poderão compor o processo de ensino aprendizagem. O presente estudo pretende analisar a utilização de textos escritos como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto apresentaremos o relato de experiência de uma professora de Educação Física que utiliza textos escritos, durante suas aulas de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os principais gêneros textuais utilizados são as histórias em quadrinhos, revistas e livros paradidáticos, adequados a faixa etária do público em questão. O emprego do texto escrito aparece na prática da docente como fonte de informação durante a construção de projetos educacionais ligados a diversos temas da Cultura Corporal, tais como: circo, atividades físicas de aventura, esportes, danças, lutas, jogos dentre outros. Diante da análise da experiência da professora podemos perceber que além da diversificação de conteúdos, o uso do texto escrito instiga uma prática inovadora, pois possibilita a ação do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, uma vez que amplia o olhar do educando sobre o conteúdo estudado. Além de se constituir como mais um elemento da prática pedagógica, a qual está comprometida com a parceria entre aluno e professora, otimizando a construção do conhecimento e incitando novas descobertas frente aos temas da Cultura Corporal. Apoio: CapesNas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendiza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, MATERIAL DIDÁTICO, TEXTO ESCRITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID723_EXT_23042017192734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "aline.pefe@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Nas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendizagem. Um dos aspectos de tal mudança pode ser verificado através do foco desse estudo: a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitem uma prática pedagógica mais consciente a significativa para os alunos. Afim de refletir novas possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física diante de conteúdos significativos, que possuem interação com a realidade dos nossos alunos, o uso de textos escritos como fonte de pesquisa e construção de conhecimento durante as aulas se configura como momento de busca por informações que poderão compor o processo de ensino aprendizagem. O presente estudo pretende analisar a utilização de textos escritos como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto apresentaremos o relato de experiência de uma professora de Educação Física que utiliza textos escritos, durante suas aulas de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os principais gêneros textuais utilizados são as histórias em quadrinhos, revistas e livros paradidáticos, adequados a faixa etária do público em questão. O emprego do texto escrito aparece na prática da docente como fonte de informação durante a construção de projetos educacionais ligados a diversos temas da Cultura Corporal, tais como: circo, atividades físicas de aventura, esportes, danças, lutas, jogos dentre outros. Diante da análise da experiência da professora podemos perceber que além da diversificação de conteúdos, o uso do texto escrito instiga uma prática inovadora, pois possibilita a ação do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, uma vez que amplia o olhar do educando sobre o conteúdo estudado. Além de se constituir como mais um elemento da prática pedagógica, a qual está comprometida com a parceria entre aluno e professora, otimizando a construção do conhecimento e incitando novas descobertas frente aos temas da Cultura Corporal. Apoio: Capes

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.