Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EFEITOS DO TREINAMENTO COM DANÇA VIRTUAL NA ARQUITETURA MUSCULAR DE IDOSAS DA COMUNIDADE

Palavra-chaves: IDOSO, VÍDEO GAME, SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO Comunicação Oral (CO) AT06 - TECNOLOGIA E MOTRICIDADE HUMANA
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O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do treinamento de dança com jogo virtual na espessura muscular (EM), ângulo de penação (AP) e comprimento do fascículo (CF) de idosas da comunidade. Participaram do estudo 42 idosas saudáveis, moderadamente ativas, boa função de quadril, joelho e tornozelo, e estado cognitivo preservado, divididas por conveniência em grupo controle (GC, n= 20; 70,3 ± 5,6 anos; 28,2 ± 4,7 kg/m2) e grupo treinamento (GT, n= 22; 69,3 ± 3,8 anos; 27,1 ± 3,6 kg/m2). Durante 12 semanas GC não realizou exercício e GT realizou 40 minutos de treinamento neuromotor de dança com jogo virtual em grupo (Dance Central I, console XBOX 360® com Kinect), 3 vezes por semana. Foram escolhidas 6 músicas em que os passos estimulassem equilíbrio e força muscular. A progressão foi realizada até a 6ª semana pela dificuldade do movimento, a partir da 7ª semana iniciou-se a dança sobre um colchonete, com diminuição da luz ambiente, a partir da 10ª semana incluiu-se luz estroboscópica e laser. Para avaliação da arquitetura muscular esquelética usou-se equipamento de ultrassom B-mode (Logiq Book XP, General Eletric®) com transdutor de arranjo linear (50mm, 11 MHz, General Eletric®). Foram coletadas três imagens do músculo gastrocnêmio medial, com o transdutor posicionado longitudinalmente às fibras musculares, em 30% da distância total entre a linha poplítea e o maléolo medial. A análise das imagens foi realizada no Programa Image J. Os valores finais da espessura muscular (EM), ângulo de penação (AP) e comprimento do fascículo (CF) foram calculados por meio da média das três medidas realizadas. 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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A arquitetura muscular, definida como arranjo estrutural das fibras musculares, pode ser modificada pelo processo de envelhecimento e pela prática de exercício físico e influencia a função muscular. No sentido de buscar tipos de exercícios mais interativos e atrativos, tem-se utilizado jogos de vídeo game como forma de treinamento, entretanto, nenhum estudo investigou seus efeitos na arquitetura muscular. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do treinamento de dança com jogo virtual na espessura muscular (EM), ângulo de penação (AP) e comprimento do fascículo (CF) de idosas da comunidade. Participaram do estudo 42 idosas saudáveis, moderadamente ativas, boa função de quadril, joelho e tornozelo, e estado cognitivo preservado, divididas por conveniência em grupo controle (GC, n= 20; 70,3 ± 5,6 anos; 28,2 ± 4,7 kg/m2) e grupo treinamento (GT, n= 22; 69,3 ± 3,8 anos; 27,1 ± 3,6 kg/m2). Durante 12 semanas GC não realizou exercício e GT realizou 40 minutos de treinamento neuromotor de dança com jogo virtual em grupo (Dance Central I, console XBOX 360® com Kinect), 3 vezes por semana. Foram escolhidas 6 músicas em que os passos estimulassem equilíbrio e força muscular. A progressão foi realizada até a 6ª semana pela dificuldade do movimento, a partir da 7ª semana iniciou-se a dança sobre um colchonete, com diminuição da luz ambiente, a partir da 10ª semana incluiu-se luz estroboscópica e laser. Para avaliação da arquitetura muscular esquelética usou-se equipamento de ultrassom B-mode (Logiq Book XP, General Eletric®) com transdutor de arranjo linear (50mm, 11 MHz, General Eletric®). Foram coletadas três imagens do músculo gastrocnêmio medial, com o transdutor posicionado longitudinalmente às fibras musculares, em 30% da distância total entre a linha poplítea e o maléolo medial. A análise das imagens foi realizada no Programa Image J. Os valores finais da espessura muscular (EM), ângulo de penação (AP) e comprimento do fascículo (CF) foram calculados por meio da média das três medidas realizadas. A EM foi considerada a distância entre as aponeuroses superficial e profunda; o AP foi definido como o ângulo formado entre o fascículo muscular e a aponeurose profunda; o CF foi considerado o comprimento da trajetória fascicular entre a inserção do fascículo nas aponeuroses superficial e profunda. Para análise estatística foi adotado o teste ANOVA medidas repetidas (p

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