TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30141 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2. O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_23042017215720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA" "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30141 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2. O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_23042017215720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA" "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }