O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2. O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar.