Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP

Palavra-chaves: CIÊNCIAS DO ESPORTE, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ESPORTES COLETIVOS Pôster (PO) AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30070
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP"
    "resumo" => "Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia:  É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico.  Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os  processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no  curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DO ESPORTE, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ESPORTES COLETIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID320_EXT_23042017194141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FREITAGAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS FREITAGA"
    "autor_email" => "freitagas.unicamp@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30070
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP"
    "resumo" => "Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia:  É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico.  Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os  processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no  curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DO ESPORTE, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ESPORTES COLETIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID320_EXT_23042017194141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FREITAGAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS FREITAGA"
    "autor_email" => "freitagas.unicamp@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia: É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico. Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.