Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia: É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico. Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada.