PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30070 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP" "resumo" => "Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia: É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico. Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DO ESPORTE, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ESPORTES COLETIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID320_EXT_23042017194141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FREITAGAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS FREITAGA" "autor_email" => "freitagas.unicamp@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30070 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA FCA-UNICAMP" "resumo" => "Introdução: Duas disciplinas abordam as teorias gerais dos esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP: Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos I e a Metodologia do Treinamento dos Esportes Coletivos II. As mesmas são conectadas e compartilham de um referencial teórico, tema deste resumo. Objetivo: Estabelecer qual o arcabouço teórico que sustenta as disciplinas supracitadas. Metodologia: É uma pesquisa documental que analisou planos de ensino das disciplinas (Metodologia dos Esportes Coletivos I e II), desenvolvida em 3 fases: seleção das disciplinas; análise da ementa e bibliografia; organização do arcabouço teórico. Resultados: Uma analogia com um projeto de arquitetura de uma casa foi escolhida para explicar o arcabouço teórico que sustenta essas disciplinas. Assim, a base da casa (primeiro andar) é a Disciplina Metodologia do Treinamento dos esportes coletivos I, que engloba os processos de ensino voltados à iniciação de esportes coletivos, oferecendo o estudo aprofundado das bases teóricas que sustentam tendências internacionais nos esportes coletivos, sendo elas: Tendência Portuguesa (GARGANTA, 1994; GRAÇA,1998; MESQUITA,1996), Tendência Francesa (BAYER, 1994), Tendência Alemã (GRECO; BENDA, 1998), Tendência Anglo Saxã (GRIFFIN; MITHEL; OSLIN, 1997), Abordagem Ecológica REVERDITO; SCLAGIA; 2009). A analogia avança para o segundo andar de uma casa: aqui, partimos para o estudo de artigos que tratem do contexto de ensino-treino dessas modalidades, oferecendo aos discentes aprofundamento em pesquisas aplicadas por meio de artigos científicos selecionados por docente e discentes. Conclusão: A partir da experiência de organização de um arcabouço teórico das disciplinas de esportes coletivos no curso de Ciências do Esporte na FCA/UNICAMP, é possível verificar como estruturar e formatar esse conteúdo científico em um curso de graduação em Esporte ou Educação Física. Espera-se que tal arcabouço possa facilitar a formação de profissionais do esporte (especialmente treinadores/professores) capazes de elaborar metodologias de ensino-treino de esportes coletivos sustentados em conteúdo científico sólido. Novas pesquisas são necessárias em longo prazo, buscando evidenciar se tal expectativa foi alcançada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DO ESPORTE, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ESPORTES COLETIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID320_EXT_23042017194141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FREITAGAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS FREITAGA" "autor_email" => "freitagas.unicamp@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }