Nos últimos anos os pesquisadores têm investigado a formação de professores, principalmente a partir da perspectiva dos saberes docentes, discutindo sobre o “conjunto dos saberes utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho para desempenhar todas as suas tarefas” (TARDIF, 2010), bem como a respeito de quais são as fontes de origem dos saberes mobilizados na sala de aula e a sua natureza. Na literatura encontramos diferentes análises sobre a temática em questão, o que possibilita uma maior compreensão do assunto e reconhecimento do seu desenvolvimento no cenário educacional brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre os saberes docentes em Educação Física, no que diz respeito à problemática, tipologias e resultados presentes nas pesquisas sobre este campo de investigação. Trata-se de um levantamento de literatura do tipo sistemático. Para o levantamento dos trabalhos, foram selecionadas as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e o Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC. Foram estabelecidos os seguintes critérios de busca: 1) Ser artigo, tese ou dissertação nacional que aborde a temática dos saberes docentes no campo da Educação Física; 2) Ter sido publicado entre os anos de 2002 e 2012. Dentre os 39 artigos e 789 teses e dissertações encontradas nas bases investigadas, 4 (10,25%) e 30 (3,80%) foram respectivamente selecionados e analisados, a partir dos critérios de exclusão, estabelecidos para o estudo. A literatura aponta como principais problemáticas no contexto dos saberes, a dificuldade de identificação dos saberes por parte dos professores; bem como a determinação da origem desses saberes. No que concerne ao referencial teórico sobre os saberes docentes, identificamos que todos os estudos basearam-se nos trabalhos de Tardif (1991; 2010). Outro referencial muito utilizado foi Pimenta (2000), seguido de Gauthier et al (1998). Em todos os trabalhos foi apontada uma variabilidade de saberes mobilizados, indicando que o saber docente se constitui como um saber plural. Alguns trabalhos também deram indícios de uma prevalência e recrutamento de determinados saberes de acordo com as especificidades da aula, os anos de atuação docente. Já a respeito da constituição dos saberes, segundo os estudos, as principais etapas de aquisição dos saberes docentes incluem a formação escolar, formação inicial e formação continuada. A prática pedagógica também foi um elemento apontado como relevante na trajetória da formação do professor. A partir da análise é possível inferir que no campo da Educação Física ainda têm poucos trabalhos em âmbito nacional; que é preciso o reconhecimento da prática como local de formação e do professor como produtor de saber. Por fim, os trabalhos nos dão indícios de que os saberes se constituem ao longo de diversas etapas da vida profissional e pessoal.