Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PRECONCEITO E O DESCONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CURSOS MODALIDADE A DISTÂNCIA: A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS E NOVOS OLHARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRECONCEITO, DESCONHECIMENTO, DESCONHECIMENTO Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30058
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 409
    "titulo" => "O PRECONCEITO E O DESCONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CURSOS MODALIDADE A DISTÂNCIA: A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS E NOVOS OLHARES"
    "resumo" => """
      Como tutora do Curso de Educação Física a distância do Claretiano Faculdade, tenho a intenção neste trabalho de expor minhas preocupações no que diz respeito ao preconceito e o desconhecimento em relação ao ensino a distância. Tal trabalho se justifica pela necessidade de ampliarmos nossos olhares no que diz respeito à educação a distância, pois a mesma ainda sofre muitos preconceitos por ser desconhecida e por não ser pesquisada. Essa pesquisa bibliográfica, além de ampliar os olhares em relação aos cursos a distância, tem também como objetivo demonstrar como se dá a relação entre professor/aluno nessa modalidade de ensino e a relação entre tempo/espaço na produção do conhecimento, pois no ensino a distância não há um tempo cronológico (começo/meio/fim da aula) e nem um espaço físico (sala de aula). O espaço do saber rompe fronteiras físicas e estruturais, tornando-se assim muito atrativo e desafiador. Esta pesquisa também busca verificar as condições de ensino oferecidas, o perfil do corpo docente e a organização didática pedagógica, pois muitos pontos ainda precisam ser discutidos na Educação a distância, entre eles, podemos destacar: os objetivos da EaD, forma de transmissão, os provedores da tecnologia, a população-alvo, a formação e organização dos projetos pedagógicos, os métodos de avaliação de aprendizagem, os critérios de credenciamento das novas instituições, entre outros. Por meio dessa pesquisa, pudemos constatar que a Educação a Distância no Brasil, vem recebendo um significativo apoio por meio do Ministério da Educação desde 1996, buscando assim democratizar o acesso ao ensino superior. No Brasil, a educação superior na modalidade a distância se insere no Sistema Nacional de Avaliação da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros. Segundo a Folha de São Paulo (2017), estima-se que o ano de 2017 deve chegar perto dos 2 milhões de alunos matriculados, um crescimento em torno de 30,5% em relação a 2014. Acredita-se que o ensino à distância pode possibilitar aos alunos uma forma diferente de aprendizagem, nem melhor e nem pior que o ensino presencial, mas sim diferente, uma nova possibilidade de os alunos organizarem seus estudos, uma democratização dos conhecimentos, novas formas de compartilhar informações, uma nova forma dos tutores/professores organizarem suas práticas pedagógicas, superando a distância geográfica que existe entre o professor e o aluno e entre o aluno e o conhecimento. Assim sendo através da revisão bibliográfica, busca-se demonstrar maneiras de recriar o comportamento do professor e do aluno, na relação do tempo e do espaço e também no processo de aprendizagem em relação ao material pedagógico, ou seja, nas inovações tecnológicas, mais precisamente à internet, áudio, vídeo, computador, ou seja, mecanismos que unem o professor ao aluno, no que diz respeito a Educação a Distância. \r\n
      \r\n
      E-mail: ceciliab@terra.com.br
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRECONCEITO, DESCONHECIMENTO, DESCONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID409_EXT_19042017104043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CECÍLIA LIETH MACHADO BONACELLI"
    "autor_nome_curto" => "CIÇA BONACHELLA"
    "autor_email" => "ceciliab@terra.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30058
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 409
    "titulo" => "O PRECONCEITO E O DESCONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CURSOS MODALIDADE A DISTÂNCIA: A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS E NOVOS OLHARES"
    "resumo" => """
      Como tutora do Curso de Educação Física a distância do Claretiano Faculdade, tenho a intenção neste trabalho de expor minhas preocupações no que diz respeito ao preconceito e o desconhecimento em relação ao ensino a distância. Tal trabalho se justifica pela necessidade de ampliarmos nossos olhares no que diz respeito à educação a distância, pois a mesma ainda sofre muitos preconceitos por ser desconhecida e por não ser pesquisada. Essa pesquisa bibliográfica, além de ampliar os olhares em relação aos cursos a distância, tem também como objetivo demonstrar como se dá a relação entre professor/aluno nessa modalidade de ensino e a relação entre tempo/espaço na produção do conhecimento, pois no ensino a distância não há um tempo cronológico (começo/meio/fim da aula) e nem um espaço físico (sala de aula). O espaço do saber rompe fronteiras físicas e estruturais, tornando-se assim muito atrativo e desafiador. Esta pesquisa também busca verificar as condições de ensino oferecidas, o perfil do corpo docente e a organização didática pedagógica, pois muitos pontos ainda precisam ser discutidos na Educação a distância, entre eles, podemos destacar: os objetivos da EaD, forma de transmissão, os provedores da tecnologia, a população-alvo, a formação e organização dos projetos pedagógicos, os métodos de avaliação de aprendizagem, os critérios de credenciamento das novas instituições, entre outros. Por meio dessa pesquisa, pudemos constatar que a Educação a Distância no Brasil, vem recebendo um significativo apoio por meio do Ministério da Educação desde 1996, buscando assim democratizar o acesso ao ensino superior. No Brasil, a educação superior na modalidade a distância se insere no Sistema Nacional de Avaliação da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros. Segundo a Folha de São Paulo (2017), estima-se que o ano de 2017 deve chegar perto dos 2 milhões de alunos matriculados, um crescimento em torno de 30,5% em relação a 2014. Acredita-se que o ensino à distância pode possibilitar aos alunos uma forma diferente de aprendizagem, nem melhor e nem pior que o ensino presencial, mas sim diferente, uma nova possibilidade de os alunos organizarem seus estudos, uma democratização dos conhecimentos, novas formas de compartilhar informações, uma nova forma dos tutores/professores organizarem suas práticas pedagógicas, superando a distância geográfica que existe entre o professor e o aluno e entre o aluno e o conhecimento. Assim sendo através da revisão bibliográfica, busca-se demonstrar maneiras de recriar o comportamento do professor e do aluno, na relação do tempo e do espaço e também no processo de aprendizagem em relação ao material pedagógico, ou seja, nas inovações tecnológicas, mais precisamente à internet, áudio, vídeo, computador, ou seja, mecanismos que unem o professor ao aluno, no que diz respeito a Educação a Distância. \r\n
      \r\n
      E-mail: ceciliab@terra.com.br
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRECONCEITO, DESCONHECIMENTO, DESCONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID409_EXT_19042017104043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CECÍLIA LIETH MACHADO BONACELLI"
    "autor_nome_curto" => "CIÇA BONACHELLA"
    "autor_email" => "ceciliab@terra.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Como tutora do Curso de Educação Física a distância do Claretiano Faculdade, tenho a intenção neste trabalho de expor minhas preocupações no que diz respeito ao preconceito e o desconhecimento em relação ao ensino a distância. Tal trabalho se justifica pela necessidade de ampliarmos nossos olhares no que diz respeito à educação a distância, pois a mesma ainda sofre muitos preconceitos por ser desconhecida e por não ser pesquisada. Essa pesquisa bibliográfica, além de ampliar os olhares em relação aos cursos a distância, tem também como objetivo demonstrar como se dá a relação entre professor/aluno nessa modalidade de ensino e a relação entre tempo/espaço na produção do conhecimento, pois no ensino a distância não há um tempo cronológico (começo/meio/fim da aula) e nem um espaço físico (sala de aula). O espaço do saber rompe fronteiras físicas e estruturais, tornando-se assim muito atrativo e desafiador. Esta pesquisa também busca verificar as condições de ensino oferecidas, o perfil do corpo docente e a organização didática pedagógica, pois muitos pontos ainda precisam ser discutidos na Educação a distância, entre eles, podemos destacar: os objetivos da EaD, forma de transmissão, os provedores da tecnologia, a população-alvo, a formação e organização dos projetos pedagógicos, os métodos de avaliação de aprendizagem, os critérios de credenciamento das novas instituições, entre outros. Por meio dessa pesquisa, pudemos constatar que a Educação a Distância no Brasil, vem recebendo um significativo apoio por meio do Ministério da Educação desde 1996, buscando assim democratizar o acesso ao ensino superior. No Brasil, a educação superior na modalidade a distância se insere no Sistema Nacional de Avaliação da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros. Segundo a Folha de São Paulo (2017), estima-se que o ano de 2017 deve chegar perto dos 2 milhões de alunos matriculados, um crescimento em torno de 30,5% em relação a 2014. Acredita-se que o ensino à distância pode possibilitar aos alunos uma forma diferente de aprendizagem, nem melhor e nem pior que o ensino presencial, mas sim diferente, uma nova possibilidade de os alunos organizarem seus estudos, uma democratização dos conhecimentos, novas formas de compartilhar informações, uma nova forma dos tutores/professores organizarem suas práticas pedagógicas, superando a distância geográfica que existe entre o professor e o aluno e entre o aluno e o conhecimento. Assim sendo através da revisão bibliográfica, busca-se demonstrar maneiras de recriar o comportamento do professor e do aluno, na relação do tempo e do espaço e também no processo de aprendizagem em relação ao material pedagógico, ou seja, nas inovações tecnológicas, mais precisamente à internet, áudio, vídeo, computador, ou seja, mecanismos que unem o professor ao aluno, no que diz respeito a Educação a Distância. E-mail: ceciliab@terra.com.br

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.