Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: XADREZ, ESCOLA, TRANSFERENCIA APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Nos últimos anos, ficou cada vez mais comum o jogo de xadrez no contexto educacional, seja como complemento do currículo (incluído na grade curricular), seja como modalidade esportiva, oferecido como disciplina extraclasse ou, até mesmo, fazendo parte do currículo escolar como complemento educacional. As contribuições do jogo de xadrez, oriundas das transferências de aprendizagem, tais como: raciocínio lógico-matemático, visão estratégica e percepção temporal são alguns dos benefícios amplamente alardeados por muitos autores quando sugerem o aprendizado desta modalidade esportiva no ensino regular.Contudo não há consenso entre os estudiosos de que esta transferência de aprendizado realmente seja efetiva, de modo que por meio de um estudo bibliográfico discutiremos o tema à luz da Ciência.

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