Os dispositivos de análise das práticas favorecem de maneira significativa o processo reflexivo do ser docente, contribuindo para sua autonomia e eficiência profissional, bem como para racionalizar os saberes docentes de modo a promover um espaço narrativo que permita ao docente organizar sua prática e com isso gerar uma epistemologia da prática profissional O objetivo deste trabalho foi relatar um processo de análise das práticas a partir de dispositivos que auxiliaram no processo de contextualização e significação da prática docente. Esse processo de análise resulta de um trabalho realizado em uma disciplina de pós-graduação Stricto Sensu de uma universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, utilizando como instrumento metodológico a análise documental – planejamento de ensino anual do componente curricular Educação Física para o 6º ano do Ensino Fundamental, plano de aula individual e “diário de bordo” do docente, interpretados à luz do referencial teórico. A partir de um plano de aula do 6º ano do Ensino Fundamental sobre jogos populares - taco, foi realizada a descrição pormenorizada dos acontecimentos que se sucederam na mesma, bem como os procedimentos metodológicos utilizados, no “diário de bordo”. A seguir, foi feita uma reflexão em relação aos saberes docentes presentes na prática, bem como a influência da trajetória de vida pessoal e profissional na prática docente. Percebeu-se ao longo da análise que os saberes docentes oriundos da formação inicial sofrem interação com os saberes constituídos ao longo do exercício da profissão, dentre eles o gerenciamento de pessoas, materiais, tempo, situações inerentes à aprendizagem como os conflitos e interações que ocorrem em sala de aula, contribuindo para que a prática não seja estanque e que haja ressignificação da mesma, e, consequentemente, para a autonomia do docente em relação à constituição e validação de sua prática no meio escolar, bem como para a valorização pessoal e o entendimento de seu papel social e suas contribuições para a sociedade. Conclui-se, portanto, ser o uso de dispositivos para a análise das práticas um caminho essencial para a construção de narrativas nas quais haja reflexão do docente acerca de sua prática profissional e sua função na sociedade, corroborando para a racionalização dos saberes oriundos da prática e contribuindo para uma epistemologia da prática profissional.