Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

COMPARAÇÃO DO EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO INTERVALADO E CONTÍNUO NAS FUNÇÕES COGNITIVAS DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

Palavra-chaves: DOENÇA DE PARKINSON, EXERCÍCIO, COGNIÇÃO Pôster (PO) AT02 - COMPORTAMENTO MOTOR; MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Os indivíduos que possuem a Doença de Parkinson (DP), além de sofrerem com déficits motores, também apresentam efeitos não-motores, especialmente relacionados a função executiva, memória de trabalho e visuoespacial. O objetivo do presente estudo é comparar o efeito de uma sessão aguda de exercício intervalo e contínuo em pessoas com DP. Participaram do estudo 11 indivíduos com DP (5 homens e 6 mulheres) entre 1 e 3 da escala de Hoen & Yahr e sem declínio cognitivo (pontuação no Mini-Exame do Estado Mental maior que 24). Os participantes foram avaliados no estado ON da medicação em três diferentes dias com intervalo mínimo de 72 horas e máximo de uma semana. Foram realizadas três condições: i) exercício contínuo em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos com intensidade de 11 a 13 na escala de Borg; ii) exercício intervalado em uma bicicleta ergométrica por 25 minutos com modificação de intensidade, sendo que os primeiros 4 minutos os participantes mantinham uma intensidade entre 9 a 11 na escala de Borg, e nos 21 minutos seguintes alternavam entre 2 minutos a 11 a 13 na escala de Borg e 1 minuto entre 13 a 15 na escala de Borg; iii) sem exercício, com 30 minutos em repouso). A ordem das sessões foi randomizada para cada participante. Os aspectos cognitivos foram avaliados antes e após o período de exercício, ou repouso, através dos seguintes testes: Associação de pares verbais para pares de palavras fáceis e difíceis, Rastreamento Visuomotor (Trail making Test), Busca de Símbolos, Escala de Inteligência Wechsler para adultos e Digit Span. Os parâmetros cognitivos foram comparados por ANOVAS, com fator para grupo (DP antes do exercício e após) e tipo de treino (repouso, treino continuo e intervalado). As análises estatísticas foram mantidas em p>0.05. Os resultados apontam que no teste Associação de pares verbais houve interação de treinamento em grupo (F2,20 = 8,333, p = 0,002) para palavras fáceis (p> 0,02) e difíceis (p> 0,02). Na tarefa de procurar símbolo, houve interação de treinamento de grupo (F2,20 = 8,512, p = 0,003), com melhor tempo (valores pequenos) após treinamento intervalado (p> 0,02) e treinamento contínuo (p> 0,001) em relação ao pré-treinamento. O Trail making Test A mostrou interação de treinamento de grupo (F2,20 = 8,310, p = 0,05), com melhor tempo (valor baixo) para o período pós-treinamento comparado ao período pré-treinamento para treinamento intervalado (p> 0,02). Trail fazendo teste "B" houve uma interação de treinamento de grupo (F2,20 = 2,270, p = 0,05), com melhor tempo (valor baixo) para o período pós-treinamento comparado ao período pré-treinamento para contínuo (p> 0,02). O exercício aeróbio agudo, em ambos os treinamentos mas principalmente no modo intervalado foi capaz de promover melhor desempenho cognitivo em termos de atenção, memória auditiva imediata e rastreamento visuomotor e processamento em pacientes com DP.

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