O objetivo deste trabalho foi analisar a gestão de um programa de esportes no âmbito do lazer em uma instituição cultural. O estudo se orientou pela pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, envolvendo entrevistas abertas que foram realizadas com 4 professores e gestores da já citada instituição, observação de um mês de aulas, e a pesquisa documental. Após leitura dos dados e articulação dos mesmos com a literatura, foi possível identificar que: o programa é divido em categorias sociais (1ª. infância, 2ª. infância, jovens, adultos, idosos). A instituição oferece apoio formativo aos profissionais envolvidos nas ações do programa. Já sobre as aulas, observou-se que os professores possuíam autonomia enquanto a metodologia a ser usada, foi visto que os professores que buscavam utilizar de metodologias únicas como o “sport education” ou metodologias combinadas nas aulas, diferente da tecnicista, por exemplo, constatou-se que as aulas eram mais frequentadas. Da observação das aulas de 6 professores, foi visto que 3 buscavam usar métodos diferentes nas aulas, garantindo o princípio da instituição que é de manter a frequência nos programas oferecidos. Apesar destes princípios, foi possível perceber que no Esporte Adulto parece haver uma carência da mediação efetiva do professor, já que, durante as observações, o professor apenas apitava os jogos sem qualquer intervenção mais direta. Em linhas gerais, podemos dizer que, de fato, existe um programa de gestão de esportes aliado ao lazer que se preocupa em oferecer uma vivência do esporte na perspectiva do lazer distante, portanto, de uma lógica de descobertas de talentos ou especialização precoce que, em muitos cenários, acaba circunscrevendo o ensino do esporte em propostas de lazer.